DOIS CUBOS DE GELO E UM DEDO DE ÁGUA

 

Bruna Carvalho disse...
Caro amigo blogueiro peço que vc, bem como seus leitores deêm uma passada em meu blog : diassquentess.blogspot.com
Lá farei algumas ponderações a cerca de seus comentários a respeito da matéria acima, porém deixo um pouquinho do que vou abordar:
1- Não digo em meu post que democracia se restringe apenas ao direito de votar, tanto que falo em liberdade de expressão, acesso a educação, cultura, etc.
2- Recuso-me a acreditar que vc de fato não acredita de forma nenhuma em monopólio da informação, vc diz que os blogs dinamitaram isso, mais só uma pergunta: qual a porcentagem dos seus alunos da rede pública e familiares destes que tem acesso a internet? E mais em nossa cidade qual a porcentagem de pessoas dos mais de 50 mil habitantes que temos que acessam o seu e os demais blogs?
E qual porcentagem da população assiste todas as noites o Jornal Nacional?
RÉPLICA BLOG DO BRUNO MARQUES
1-Cara Bruna, quando falei que o conceito de Democracia estava incompleto, referi-me apenas ao conceito que você colou na sua postagem que está em negrito inclusive, claro que você pondera a amplitude da democracia. Apenas quis contribuir didaticamente para a formação de um conceito mais amplo de Democracia.
2-Quanto ao seu "recuso" (um tanto forte, não?), devo dizer-lhe que a verdade não é absoluta, mesmo as que são paltadas no empirismo como se propõem as verdades científicas, a verdade é antes uma percepção da realidade, é como a vemos e a compreendemos, nisso está a verdade, pelo menos para as questões subjetivas como esta que discutimos. Portanto não lhe devia causar espécie eu acreditar que não exista mais o monopólio da comunicação, pois é como eu interpreto esta dada realidade, mas não significa que a sua forma de analisar a mesma realidade estaja errada, é só sua forma peculiar de percepção que é diversa da que eu compreendo. Por quê? Vamos às razões.
a) A eleição do ano passado: O momento mais crítico da campanha da Dilma foi no início do segundo turno em que a diferença já apontava empate técnico. Isso aconteceu porque na net foi disseminada informações caluniosas sobre ela (Você não recebeu nenhum e-mail?). Entre as calunias uma das mais devastadoras, dava conta de que Dilma era a favor do aborto, isso surgiu na net, Bruna, e direcionou a campanha dos dois candidatos no segundo turno: A Dilma se defendendo da acusação junto a religiosos de norte a sul do Brasil, e o Serra radicalizando no discurso religioso quando viu que a coisa podia pegar, e quase pega. O estrago só não foi maior porque na própria net os pró Dilma começaram a contra-atacar e nessa contra ofensiva descubriu-se que a esposa do Serra já havia abortado.

Bruna, era comum nas minhas salas de aula, meus alunos, esses mesmos das estatísticas que você cita que não lê blog( e nem livro), que não tem computador, etc... me dizerem que não votariam na Dilma nem o pessoal de sua casa, eu perguntava o porquê, ela é a favor do aborto, como tu sabes?, tá na Internet, professor!, e tu leste isso?, não, me contaram! (Perguntas ao Diego, a Dilma está investindo na blogsfera, ela sentiu a força deste poder e o quer.)
Sabes por que isso acontecia, Bruna? Porque pode até haver monopólio na divulgação massiva de informação, é disso que você está falando, mas a produção da informação, essa não é mais só de um veículo de comunicação, a fonte de informação somos nós, Bruna, que atuamos neste cyber espaço. Tem lugares em que a principal fonte de informação é o blog como em São Miguel e Santa Izabel. 

b) A segunda razão que me faz crer na percepção de realidade que lhe causa espécie é a revolução no mundo árabe. Não tenha dúvida, Bruna, só foi possível por causa da Internet.
Lá não existe só o monopólio da comunicação, lá além disso existe ou existia, o monopólio político , o que é bem pior. Sem os sites de relacionamento não haveria como mobilizar as revoltas públicas.

A Internet possui um poder maior que as pessoas conseguem perceber e isso é só o início.

Bruna, a Globo e a Veja não possuem mais todo esse poder que muitos socialistas estigmatirazam nos anos 80 e 90, àquela época era uma indecência o que esses canais de comunicação faziam. A Veja sacaneou o Lula em 89, publicou uma entrevista com ele nas páginas amarelas, fizeram a transcrição literal da fala do Lula, em quanto era padrão da revista transcrever a entrevista corrigindo os desvios gramaticais.
Quem passou pelas eleíções de 89, 94, 98 sabe o quanto era difícil lutar contra a Globo, pois ela tinha o poder de controlar as ações das pessoas, hoje não passa nem perto do que já foi um dia.      

No blog Dias Quentes está a resposta na íntegra da blogueira Bruna Carvalho ao meu comentário à sua postagem NO BRASIL EXISTE DEMOCRACIA?