No Brasil existe democracia ?


 


Estava lendo um artigo na internet que falava sobre democracia, este iniciava fazendo uma singela explicação do significa do tal sistema democrático, eis o conceito:
''Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.''
Mas o que de fato me chamou a atenção foi o exemplo dado de democracia, se pensou em Brasil, acertou em cheio, citaram nossa pátria amada como exemplo, mais se é assim porque então você eu somos obrigados a votar? Votar é um direito é não dever, e direito se exerce por quem desejar.
E o que falar do direito a participação da vida política, se a educação de qualidade, cultura , formadores de ideologia e censo crítico ainda estam restrito a uma classe de poderio economico, isso sem falar nas informações que são monopolizadas, a Rede Globo e Revista Veja são exemplos do que falo, o que acaba deixando o cidadão mais suscetivel a manipulação.
O que temos a fazer é não encarar a democracia como um sistema consolidado, mais ainda em construção.
Blog Dias Quentes
Dois comentários:
1- Bruna, o conceito de democracia está incompleto, o que faz um país ser de fato democrático não é só o exercício dos direitos político, isso é apenas um aspecto, a democracia plena é aquela em que os cidadãos tem seus direitos respeitados e cumprem os seus deveres, neste sentido, ou seja, para responder a pergunta do título da postagem, eu entendo que NÃO, ainda falta muita coisa, mas depende mais da sociedade que dos governos, depende de nós exigirmos o cumprimento dos direitos que nos compete.
2- Não acredito mais de forma nenhuma em monopólio da comunicação, a internet, os blogs dinamitaram isso. Lembro-me do quão a Globo e a Veja foram desicivas para a derrota do Lula em 89 e 94, eles derrotaram o Lula não o Collor nem o FHC. Veja o que aconteceu agora em 2010, desde as eleições citadas, a Globo não era tão parcial numa disputa presidencial, lembre o caso da bolinha de papel que jogaram no Serra, se fosse lá atrás era arriscado o povo lixar a Dilma, mas na hora a blogsfera se pronunciou, e até joguinho do Serra sendo atingido por bolinha de papel na bancada do Jornal Nacional apareceu.
No dia da eleição após o resultado, as pessoas gritavam na rua do Rio de Janeiro: "Eu,eu,eu a Globo se fudeu!!". Isso seria inimaginável lá nos idos anos 90.