QUESTÃO DIFÍCIL

Bruna Carvalho disse...
Caro amigo blogueiro gostaria de iniciar com uma pergunta: os politicos precisam aprender a fazer politica ou nós ( o povo) precisamos aprender a votar?
Não quero aqui me prender aos assuntos alvo de discussão recente no seu blog e no blog Diego Sousa, que alias foram de grande valia, fizeram as pessoas pensarem e se envolverem com os problemas do municipio, quero falar sobre aquilo que não temos decidido nas urnas, sobre o que deixamos de escolher: alguém que realmente nos represente, que se importe com os problemas e mazelas do povo, que saiba o que é viver com pouco e quase nenhuma dignidade.
Respondendo a pergunta do inicio, somos nós que precisamos aprender a votar, a valorizar o que custou a luta e empenho de muitos. A recente história do Brasil, no entanto revela que começamos a aprender, elegemos presidente um nordestino, operario, homem verdadeiramente do povo, conhecedor de tudo aquilo que já citei e que a maioria de nós somos conhecedores, mas Lula foi o 35º presidente deste país, foram cerca de 126 anos para colocarmos no poder alguem com o perfil da maioria dos brasileiros, sei que não nos arrenpedemos de tê-lo feito pois eu, e muitos outros se sentiram no poder, pois a pessoa que lá estava verdadeiramente fez do Brasil um país de todos.
O blogueiro Tiago Sousa, fez um post que revela que a historia de Santa Izabel tem um historico de doutores e /ou empresarios como prefeitos, não que estes não possam governar bem, mais não seria hora de rever nossos conceitos? De analisar de fato as propostas? De começar a ter boa memoria e não esquecer os absurdos cometidos?
2012 vem ai, não seria hora de colocar no poder um homem ou mulher do povo? que saiba o que é ser o povo?
Pra terminar uma pasagem biblica de quanto Jesus foi questionado a cerca do autoritarismo dos governadores da epoca:
O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

Poxa Bruna, tu levantas uma questão bem complicada.
Primeiro gostaria de te dizer que estamos melhorando a qualidade de nosso voto, porém a nossa organização política jurídica brasileira funciona como uma força centrífuga que leva a todos para a corrupção, para ganhar uma eleição é preciso ter dinheiro, todos sabem disso, veja o exemplo do desconhecido Chico da Pesca e do próprio Puty, foram eleitos com dinheiro de esquemas de corrupção. Talvez o financiamento de campanha tivesse que ser público para dar chances iguais para todos. Essa é uma questão.
Em segundo lugar quero te dizer que a classe política, nas democracias representativas, é reflexo do povo diretamente, ou seja, em nossa sociedade, a maioria das pessoas só querem levar vantagem, se a merendeira da escola leva merenda pública para casa, se o polícial rodoviário cobra proprina, se o motorista paga propina, se alguém acha uma carteira na rua e não devolve, se alguém não devolve o troco que recebe a mais, se o professor finge que dá aula, se o pastor fica com dinheiro da igreja, se as pessoas não perdem a oportunidade de levar vantagem do Estado, que tipo de políticos nós teremos? Lembre-se ninguém nasce político, ele sai do seio do povo, ele faz parte do povo, se povo é corrompível, como o político não será, se ele também é povo? Deixe uma carteira com R$50,00 na rua com seu nome e telefone dentro, você acha que quem achar vai te ligar?
Quanto a eleger alguém do povo, não creio que isso seja a solução, veja o Caso do Duciomar, você quer alguém com origem mais popular que ele? E veja o tipo de político que ele é. Veja alguns vereadores de nossa cidade, muitos tem origem popular como o Nunes, e aí resolveu? O ex-prefeito do Tauá era professor, e hoje não pode disputar eleição porque desviou mais de meio milhão de reais, resolveu? Quanto a isto a questão não é de classe social, mais de formação moral.