Operação Olho Clínico: fraudes em AIHs


carimbo
A Justiça Federal do Pará autorizou, a pedido do Ministério Público Federal, a “Operação Olho Clínico”.
Com mandados expedidos pelo juiz Rubens Rollo, 40 policiais federais e 11 analistas da Controladoria Geral da União, cumpriram, ontem, 11 mandados de busca e apreensão na Secretaria de Saúde de Belém e em nove hospitais particulares.
Receberam a visita da PF os hospitais D. Luiz I, Clínica dos Acidentados, Ordem Terceira, Nossa Senhora de Nazaré, Hospital Infantil Santa Terezinha, Samaritano, Casa de Saúde Santa Clara, Hospital Serzedelo Correa e Clinica e Maternidade São Lucas.
A operação visa “coibir a ação de uma organização criminosa que vinha fraudando procedimentos hospitalares pagos com recursos repassados pelo Ministério da Saúde.”.
Pelos cálculos da CGU os prejuízos até agora contabilizados com as supostas fraudes ultrapassam os R$ 10 milhões.
A CGU detectou fortes indícios de que as Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) que os hospitais conveniados apresentavam à SESMA eram adulteradas “de forma a aumentar a quantidade de procedimentos realizados e, com isso, o montante de recursos repassados pelo MS, que acabava custeando procedimentos que não foram efetivamente executados.”.
Há fortes indícios de que se a CGU e o MPF espalharem o procedimento de fiscalização para fora da capital, encontrarão procedimento similar alhures.

Blog do Parsifal