CAMINHADAS

As caminhadas foram a grande atração eleitoral do domingo, serviram para mostrar o quanto a campanha do Evandro avolumou, foi a maior caminhada política da história de nossa república, coisa para impressionar. O convite para a caminhada da Paz foi atendido, as pessoas quiseram ir para rua manifestar seu não ao chicote, não à truculência; foram vestidas de branco como foi pedido pela coordenação do evento. Chamou a atenção também a quantidade de crianças que participaram.

Por outro lado a caminhada contra a corrupção não comoveu seu público, talvez porque as pessoas mais sérias saibam que caminhada contra corrupção feita por político a sete dias da eleição só tem uma finalidade e não é combater a corrupção por óbvio, caso fosse esse repentino repúdio à corrupção deveria ter sido manifestado antes, não agora.

A caminhda amarela empalideceu-se diante da força da onda verde que invadiu as ruas de Santa Izabel ontem. As duas caminhadas se cruzaram em frente a igreja matriz, foi a primeira vez que pudemos medir a força das duas campanhas, uma ao lado da outra.

Quando os verdes viram a quantidade de pessoas do lado amarelo, se entusiasmaram, do outro lado, quando os amarelos olhos enxergaram a tsuname verde abateram-se. Hoje de manhã tem amarelo que não quer nem sair da cama, os que saíram estão com um tremendo mal humor, já encontrei dois.

A campanha amarela perdeu força nitidamente, os últimos três comícios e as caminhadas de ontem mostraram isso. A caminhada branca da Paz estava muito mais entusiasmada, depois que passou pela amarela, duplicou a alegria, as pessoas se abraçavam, pulavam, gritavam, ninguém se conteve diante daquela flagrante diferença de força.

Foi um momento muito importante da eleição o encontro das duas caminhadas, foi pacífica e mais que isso foi cortês, a Paz venceu no final. Os lados como não poderia deixar de ser se provocaram, mas sem desrespeito, com muita alegria, abracei vários amigos que estavam na caminhada do 55, provoquei a todos, além dos desconhecidos também, assim como fui provocado, foi muito bacana, é assim que deve ser, até porque os políticos em outra eleição podem estar juntos, vide Cadinho e Gilberto, e nós que somos amigos, não devemos nos hostilizar por razões eleitorais momentâneas que passam, a amizade não.

Parabenizo a todos, aos amarelos e aos verdes pela bela demonstração de civismo e urbanidade.