Suplicy bate boca com deputado que compara Batistti a Bin Laden

A libertação do italiano Cesare Battisti provocou um bate boca entre os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Eduardo Suplicy (PT-SP) nesta quinta-feira (9). O mato-grossense chegou a comparar Battisti ao terrorista Osama Bin Laden e disse que o Brasil se transformou em “cafofo de criminosos”.

Em pronunciamento no plenário do Senado, Suplicy falava sobre números da economia, mas aproveitou para, ao final de seu discurso, parabenizar os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) pela decisão tomada nesta quarta-feira (8). Por 6 votos a 3 a corte libertou Battisti que, ainda na noite de ontem deixou o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Taques, então, pediu um aparte para dizer que o Supremo tomou uma “decisão lamentável”. Ele comparou o italiano, acusado de cometer quatro assassinatos em seu país, com o terrorista Osama Bin Laden.

- A decisão do STF faz do Brasil um país propício para criminosos. Imagine se Osama Bin Laden estivesse vivo e viesse para o Brasil. [...] Aí o STF decretaria o asilo. Estamos nos transformando em um país cafofo de criminosos, esconderijo, moco. O país não pode se transformar em algo dessa ordem.

Suplicy ficou bastante exaltado com a fala do colega e elevou o tom de voz para defender Battisti, o qual, segundo o senador, é inocente.

- Bin Laden disse ser responsável pelos atentados que mataram mais de três mil pessoas nas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, Cesare não cometeu os assassinatos pelos quais foi condenado à prisão perpetua. No Brasil, não há prisão perpétua.

O petista, emocionado, lembrou dos defensores que foram designados a defendê-lo, mas que não o fizeram. Ele citou ainda juristas renomados que respaldaram a decisão do STF.

Portal R7