NACIONALIZAÇÃO

SÃO PAULO - A petrolífera espanhola Repsol teve seus ratings rebaixados nesta quinta-feira (19) pela agência de classificação de risco Standard & Poor's. A nota da dívida de longo prazo foi cortada de "BBB" para "BBB-" - apenas um nível antes de ser considerado "bônus lixo", enquanto o de curto prazo passou de "A-2" para "A-3". Além disso, a perspectiva da companhia é negativa, o que indica que a S&P poderá voltar a reduzir a sua nota de dívida até o final do ano.
A decisão da agência veio em consequência à decisão do governo da Argentina em expropriar 51% do capital social da sua filial YPF. A nacionalização da YPF deve deteriorar a métrica de crédito da Repsol, devido à significativa representação de sua controlada no Ebitda (geração operacional de caixa) da petrolífera espanhola no ano passado. 
Embora o grupo continue, na opinião da agência, com um risco de negócio "satisfatório", o risco financeiro é agora "significativo", quando antes estava classificado como "intermediário". 
Vale lembrar que o movimento acontece dois dias após a agência de rating Moody's ter rebaixado a nota de dívida da petrolífera - de "Ba3" para "B3", também em resposta à atitude do governo argentino.

http://www.infomoney.com.br/

COMENTÁRIO DO BLOG


É péssima a decisão do governo argentino de nacionalizar a empresa espanhola de petróleo, deve repercutir negativamente na região. A Argentina preferiu seguir o péssimo exemplo da Bolívia e da Venezuela.