NOVO LIVRO

O mais novo livro de João Bosco Maia traz uma novidade estrutural, o Bosco enveredou-se pelo caminho dos contos. É seu primeiro livro de contos, ele sempre escrevera romance.

O livro de contos do Bosco, como já se podia esperar, traz um diferencial, nem sei se eu deveria falar, mas vou (o bom era que o leitor descobrisse sozinho). O livro é de conto, entrementes, os contos se enredam um ao outro dando a sensação de ser, não contos, mas uma novela fragmentada. O Bosco é genial, ele nunca faz só o feijão com arroz, ele sempre inova.

Em particular gostei muito dos contos, pois muitos deles trazem reflexão sobre o tempo, em várias histórias os personagens são anciãos, o leitor deste blog sabe que ando vivendo uma relação delicada com o Tempo.

O primeiro conto é bem sintomático do que digo. O personagem fará 70 anos em alguns meses, está naquele momento de reflexão a apuração do balanço da vida, creio ser esse momento que mais temo.

Em uma certa passagem do conto, o Bosco relativiza magistralmente a noção de tempo e o velho passa a jovem, não fisicamente, mas em pensamentos nas suas lembranças do passado, da juventude, se o leitor não tiver experiência com boas leituras, passa desapercebido e acaba não compreendendo o texto e pensando que são dois personagens e não um só em tempos distintos, unidos pela memória comum apenas.

É um belo livro, considero uma pena que os leitores deste blog não tenham acesso a todas as obras que o Bosco escreve. De tudo que o Bosco já escreveu, só uns 4 ou 5 títulos foram publicados, os outros só existem aqui em casa e na casa dele.

Assim que for possível, passarei a publicar os contos do Bosco aqui no blog, por ora não é possível porque a obra participará de concursos, e para isso precisas ser inédita. Estou confiante de que vamos ganhar de novo!