PERFIL

Quem decide a eleição em Santa Izabel são os jovens entre 16 e 30 anos que estão espalhados por toda cidade e têm em comum a mesma mentalidade, a mentalidade tecnomelody, entretanto há de se observar que eles se encontram principalmente nos bairros periféricos.

Do meu ponto de vista, a campanha majoritária deve refletir sobre o que essas pessoas pensam, quais seus sensos-comuns? O que elas querem ouvir? Em que acreditam? Como querem a campanha? O que querem ver em uma campanha? O que não querem ver em uma campanha? Eles gostam mais de carreata, caminhada ou dos dois?

O programa Big Brother nos dá uma noção disso, guardando as devidas proporções evidentemente. Observem que tipo de perfil tem aqueles que são eliminados com maior porcentagem de votos, são aqueles que atacam, que são agressivos, isso nos indica significativamente qual postura um político não deve ter para agradar o eleitorado. O Priante perdeu para o Dudu nos dois últimos debates, ele estava muito agressivo. Eu perdi um júri simulado na faculdade pela mesma razão, fui muito agressivo na minha defesa. As pessoas de nossa cidade que votam no BBB podem ser as mesmas do perfil que sugiro.

Pela experiência que eu tenho de campanhas passadas, no grupo que participei, nunca vi essas questões serem discutidas, nem nunca soube que em outras campanhas esse tipo de questionamento era levantado como forma para indicar o caminho da campanha. Isso faz-me pensar se todo esse exercício de abstração que proponho seja necessário, mas sempre chego à conclusão de que sim, se eu fosse candidato a prefeito eu gostaria de saber o que quem decide a eleição pensa, sem dúvida nenhuma, e no geral minha campanha seria direcionada para eles.

Para ser sincero eu nem penso uma campanha iniciar sem ter estas informações, por isso que é inconcebível uma campanha competitiva sem uma pesquisa para nortear os trabalhos. Só se descobre essas informações com pesquisa, Da forma como faço aqui nesta postagem, é só abstração, pura especulação, praticamente um achismo. A pesquisa não, é um trabalho científico e exato, ela nos dá as informações que necessitamos sobre aqueles que decidem a eleição.