PERIGOSA

Eu tenho o defeito de ter muita certeza das coisas que faço, parece uma virtude, seria, se não atrapalhasse às vezes.

O problema de ter certeza é que ela não te permite observar criticamente outras possibilidades. Isso traz problemas práticos para a vida. Como estudante já falhei muito por ter sempre muita certeza, às vezes erro questões bobas em provas por não ter o devido desprendimento para analisar de forma isenta outras alternativas.

Depois de uma prova em que não fui muito bem por essa razão, escrevi em uma parede de minha casa para ver todo dia a frase "A CERTEZA É MUITO PERIGOSA". Dias depois, após uma aula de Filosofia  Jurídica do magnífico professor André Coelho, cheguei em casa, vi minha frase e a completei.

A CERTEZA É MUITO PERIGOSA

Devemos nos despir,
Olhar de fora,
Olhar como quem não conhece,
Como quem quer descobrir,
Nunca como quem já sabe.
(Devemos olhar como quem vem do fundo da caverna)