NO BLOG DO KEKO

RESPOSTA EM RESPEITO AOS NATIVOS


 Meu caro Bruno. Acho que começa a me conhecer, não gosto muito de questionar nem de polemizar, gosto muito de ouvir, mais acabo falando e polemizando o necessário  e até mais quando é preciso, e pelo bem dos nativos de Americano e  de Santa Izabel como um todo, vamos acrescentar algumas considerações a  este debate sobre as penitenciarias que você com toda razão considera tão importante, para que as pessoas não continuem tendo uma visa tão simplista do caso em tela.
Você postou em seu blog (BLOG DO BRONO MARQUES)
 Trechos aos quais vou me referir.  
Com base no que disse até agora o caro leitor pode inferir então que o pessoal da ACA agiu erroneamente ao não ingressar no Comitê que aborda um assunto tão importante para a vila. Fazer esta leitura é simplista,  para um alienígena pode fazer sentido este raciocínio, mas para um nativo de Americano, não.
Na segunda passada em reunião da ACA com mais de 30 associados, foi decidido que a entidade não faria parte do Comitê Amo Americano por 3 motivos básico ditos em reunião.

1- Os associados não confiam na direção do Comitê.
2- A direção do Comitê não é transparente.
3- Os políticos de Americano nunca ajudaram a atual gestão da ACA.

O motivo da ACA é muito forte, nenhum dos três políticos de Americano deram um prego para o festival da tapioca. Nenhum participa das reuniões da ACA.

O Keko e o Edmílson falaram na reunião que esposas, irmãos, cunhadas, cunhados, todos são funcionários da penitenciária (, ...) O professor Eugênio deu um bom exemplo disso. Na manifestação na penitenciária em que o Keko foi preso, o único manifestante que não era da família do Keko era o Eugênio, ou seja, a comunidade não acompanha, por esta razão a ACA decidiu por não participar do Comitê.
Os motivos apresentados pelos integrantes da Associação são injustificáveis porque são inverídicos.
1º O comitê ainda não tem sequer uma direção, a coordenação só será definida na próxima reunião que será realizada dia 09/08/2011 na sede do SINTRAF em santa Izabel as 19:30 hs.  Desconfiar do comitê é desrespeitar todos integrantes que representam entidades importantes no nosso Município.
2º o comitê não fez e não irá fazer nada as escondidas, tudo será discutido, e deliberado por todos os membros  durante as reuniões  que ocorrem semanalmente. Mais transparente impossível.
3º Sempre nos colocamos a disposição da Associação e de sua diretoria, isso desde o inicio da atual gestão. Agora não tenho culpa se nunca recebi um único oficio solicitando algo para a comunidade, o que temos feito ou foi por solicitação de algum morador(a) da comunidade ou por  iniciativa nossa, não por solicitação da Associação, inclusive sempre cobro isso quando participo das reuniões na Associação. Para ser mais sincero a única vez que recebi  solicitação de ajuda doei R$ 2.000O ( dois mil reais )destinado inclusive para o festival da farinha de tapioca(2010), para pagar o cachê da Viviane Batidão. Dos 18 anos de festival este foi o único ano que não colaborei, em virtude de ter ajudado a Comunidade São Luiz na reativação do sistema de água parado a mais de 6 anos. Dizer que não participo das reuniões não e verdade, não participo toda semana, mais dos políticos sou o que mais participa mesmo não sendo convidado.
 Nunca escondi que tinha parentes trabalhando na penitenciaria, assim como nunca falei  que todos os meus parentes trabalham lá, ate a semana passada tínhamos 5 parentes trabalhando, hoje só temos 3 porque dos 10 agentes  de Americano que foram demitidos nas ultimas semanas dois são meus parentes. O fato de ter ou não parentes trabalhando na penitenciaria nunca foi empecilho para o meu posicionamento em relação as casas penais.
 Quanto ao Eugenio quem tentou mobilizar a comunidade foi ele não eu, ele queria criar um fato político e jogar os moradores contra o governo da época mas a comunidade não correspondeu. Acho que os membros da associação  tentam esconder com falsas atitudes e palavras mentirosas, seus verdadeiros motivos para não participar do comitê, mais eu continuo acreditando na inteligência e na capacidade do discernimento das pessoas  que saberão ler  por entre as linhas as verdadeiras intenções que se esconde por traz das atitudes e declarações da atual diretoria.  Defendo que assim como eu a Associação deveria se posicionar oficialmente a respeito  das penitenciarias se é contra ou a favor, e justificar seu posicionamento, é isso que a comunidade espera a Associação precisa também  ser mais transparente sobre a parceria que vem tentando construir com a SUSIPE porque segundo eles mesmo esta parceria  que esta sendo construída e que exclui os representantes políticos vai trazer resultados surpreendentes para a comunidade veja trechos de duas matérias que a SUSIPE e a Associação postou em seu próprio Blog (AMERICANO PARÁ)

 Reunião com a susipe (texto na integra)  1 de abril de 2011
 A Associação Comunitária da Vila de Americano através de sua Diretoria, desta vez, esteve reunida com o Major Bernardes (Superintendente do Sistema Penal). O assunto, claro que não podia ser outro: Geração de emprego e renda para os moradores da Vila de Americano, que abriga o maior complexo penitenciário do Norte do Brasil. O Major Bernardes que nos atendeu com bastante atenção, falou que é positivo ter a Associação Comunitária como parceira, que em breve os moradores verão o resultado desta parceria.

Comunidade de Americano busca parcerias com a SUSIPE 15 de abril de 2011
Os membros da Associação Comunitária da Vila de Americano foram recebidos pelo superintendente da SUSIPE Major Francisco Bernardes e discutiram sobre o aproveitamento de moradores da localidade (....). Aumento do efetivo policial e atendimento médico aos moradores no Hospital de Custódia. (.....) 
Estiveram presentes na reunião o presidente da associação Virgílio Kennedy, a coordenadora Camélia Gaby Ferraz e os membros Ronaldo Batista, José Anastácio, Raimunda Gomes e Rosinéa Monteiro.
Até agora o que vimos foi destrato de funcionários de Americano, e Santa Izabel, contrataram 12 mais já demitiram 18  E anunciaram a construção de mais três penitenciarias em Americano, e ao invés de ter aumentado o policiamento retiraram a Delegada e o  Escrivão de policia, da Delegacia de Americano. Eu particularmente não defendo esta parceria.
 Acho que estamos sendo vitima de uma arma amiga, utilizada pelos inimigos que influenciam nossos atiradores, graças a Deus que a munição é falsa machuca, mas não mata. Pena é que temos que revidar contra nossos próprios amigos, porque nossos verdadeiros inimigos fogem da batalha.
Blog do Keko