DESTILANDO O VENENO

Por Diego Sousa
 
COMENTÁRIO DO BLOG DO DIEGO SOUSA:
Fico bestializado com o que uma mudança de posicionamento político pode fazer com a visão crítica do cidadão, dizer que no encontro do PT o partido estimulou a luta de classes, que queremos endemoninhar o empresariado Izabelense é uma grande inverdade. Vocês não estavam no encontro do partido, mas se estivessem teriam visto que o que falamos foi a pura e crua verdade ou estamos errados quando afirmamos que este governo governou para uma única classe? Este governo fez acepção de pessoas sim e só foram beneficiados os "amiguinhos do poder". Vejam, a oito anos atrás os caras que tinham um mercadinho, uma budega como se diria antigamente, fornecendo para prefeitura passaram a ser mega empresários da noite para o dia, vejam quantas pessoas que não preenchem os requisitos da Caixa para ganhar casas do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal (mas que é administrado em todo o Brasil pelas prefeituras que o recebem) que por um acaso do destino (alakazam!) lá estão eles com seus carrões estacionados em frente as casas que deveriam ser direcionadas as pessoas necessitadas, que por muitas vezes as máquinas que deveriam trabalhar nas ruas da cidade em prol da população que sofre com os buracos, poeira no verão e lama no inverno estavam volta e meia a limpar terrenos de empresas parceiras do governo, mas não parceiras do município, pois muitas delas até isentas são de pagarem seus impostos. As mudanças de posição são um direito de todo cidadão que vive em um estado democrático, porém, isto não pode cegá-lo a ponto de fazer com que ele esqueça das lutas que o mesmo participou só porque em um dado momento de sua vida política terá que defender o grupo que governa e do qual foi também um grande crítico.
Não fomos nós que promovemos a luta de classes nesta urbe, foi o próprio governo que o fez quando priorizou os mais ricos em detrimento dos mais pobres, para atender os anseios daqueles que patrocinaram, suas campanhas,  pois o povo no pensamento deles só tem uma funcionalidade: Elege-los e reclamarem o mandato todo, já os que os patrocinam, não! Estes tem que gozar do bom e do melhor durante os quatro anos. "Empresário também é trabalhador" nisso temos concordância, porém o governo não pode ser direcionado somente a eles, eles merecem atenção, mas aqueles que mais necessitam do poder executivo municipal não podem ser esquecidos como foram durante oito anos, para que este grupo que governa se dê bem para continuar governando, foi este o tom do encontro.
 
COMENTÁRIO DO BLOG
 
Hum!! Mas já tá revoltada de novo! Como diria meu sogro para meu cunhado: "Me bate logo meu pai!"
 
O Diego faz uma enfática afirmação sobre uma mudança de meu olhar crítico, afirmando que eu seria o pior cego, pois não quero ver o que está a minha frente.
 
A expressão "Pior cego é o que não quer ver" é um dito popular carregado de muita sabedoria acumulada em experiências sociais. Significa que algo é clarividente, mesmo assim aquele que possui visão não vê, e por isso que ele é o pior cego, porque ele tem visão mas não vê. Um paradoxo insuperável.
 
Quero nesta postagem defender a tese do Diego Sousa de que de fato o pior cego é o que não vê, pois é um desperdício do sentido, entrementes terei como objeto não o meu texto sobre o discurso do PT, mas as contra-razões apresentadas no texto do Diego.
 
Por fim didático dividirei a explanação em dois tópicos escolhidos de acordo com a linha de argumentação do Diego qual seja: 1- No encontro do PT não houve por parte do coordenador da mesa um discurso enfatizador da divisão de classe; 2- Casas da COHAB.
 
1- LUTA DE CLASSES
 
Em minha singela opinião, o texto do Diego é uma ode à luta de classes facilmente comprovável. Vejamos:
 
Primeiro o Diego se diz "bestializado" com a afirmação que fiz sobre o estímulo à luta de classes no encontro do PT: dizer que no encontro do PT o partido estimulou a luta de classes, que queremos endemoninhar o empresariado Izabelense é uma grande inverdade.
 
Imaginem os senhores que o próprio Diego afirma que o tom de seu texto, foi o tom do encontro: foi este o tom do encontro. 
 
Logo por um silogismo lógico, chegamos a que conclusão, o tom do encontro do PT instigou ou não a luta de classes? Eu não vou responder, quero que o próprio leitor faça este exercício, apresentarei apenas alguns excertos do próprio texto em análise e os comentarei, para demonstrar meu convencimento:
 
a)  Vocês não estavam no encontro do partido, mas se estivessem teriam visto que o que falamos foi a pura e crua verdade ou estamos errados quando afirmamos que este governo governou para uma única classe? Este governo fez acepção de pessoas sim e só foram beneficiados os "amiguinhos do poder".
 
Se o governo foi para uma "única classe", é porque tem outra marginalizada pelo poder público.
 
b) os caras que tinham um mercadinho, uma budega como se diria antigamente, fornecendo para prefeitura passaram a ser mega empresários da noite para o dia,  
 
Gostaria de saber quem são os "mega empresários" que enricaram da noite para o dia. Eles enricaram da noite para o dia, trabalhando ou sem trabalhar?
 
c) lá estão eles com seus carrões (ricos) estacionados em frente as casas que deveriam ser direcionadas as pessoas necessitadas  (pobres).
 
d) Não fomos nós que promovemos a luta de classes nesta urbe, foi o próprio governo que o fez quando priorizou os mais ricos em detrimento dos mais pobres.
 
"Não fomos nós que promovemos a luta de classes nesta urbe". Neta frase há a afirmação literal de que há uma luta de classes. Neste ponto concordo com Weber, não importa quem começou o conflito, pois não se deve observar o problema do ponto de vista moral, importa saber como resolvê-lo racionalmente.
 
e) para atender os anseios daqueles que patrocinaram, suas campanhas.
 
Então o Keko não vai ter apoio de empresário? Não é isso que dizem, toda campanha competitiva tem investimento do empresariado, quem não sabe disso? Segundo o próprio Diego o Alves se fortaleceu no partido, porque apresentou nomes interessantes.
 
f) "Empresário também é trabalhador" nisso temos concordância, porém o governo não pode ser direcionado somente a eles, eles merecem atenção, mas aqueles que mais necessitam do poder executivo municipal não podem ser esquecidos como foram durante oito anos,
 
Quero saber de que forma os "mais necessitados" foram  esquecidos, se o que o Diego afirma tem a ver com as péssimas ruas, com o caos urbano, com uma saúde insuficiente, com uma educação que precisa avançar, com a questão da segurança pública, se for a ver com isso, eu devo dizer então que não são só os necessitados, somos todos nós, indistintamente, padecemos juntos, não uns em detrimento de outros, talvez uns mais que os outros.
 
2- CASAS DA COHAB
 
Este argumento sem dúvida nenhuma é o de maior exemplificação de que o pior cego é o que não quer enxergar. Vejamos:
 
a) vejam quantas pessoas que não preenchem os requisitos da Caixa para ganhar casas do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal (mas que é administrado em todo o Brasil pelas prefeituras que o recebem) que por um acaso do destino (alakazam!) lá estão eles com seus carrões estacionados em frente as casas que deveriam ser direcionadas as pessoas necessitadas
 
E o PT não fez do mesmo jeito, ou o Diego esqueceu que foram 15 casas para um, 7 para outro, 5 para outro, será que todas essas casas foram ocupadas por gente que necessitava, ou não? Se é que isso é relevante dado o tamanho da irregularidade.
 
Essa é a prova solar de que o pior cego é aquele que não quer ver.
 
3- CONCLUSÕES
 
a) No PT a opinião do Diego não é compartilhada por todos, assim o tom da campanha do partido vai ser dado pelo grupo de maior força.
 
b) A propósito o blog do Diego é ou não partidário (Ai, lá vem outra!!)
 
c)Eu continuo pensando da mesma forma, quero o melhor para a cidade independente de cor partidária que em geral leva à miopia.
 
d) O pior disso é  que é sem KY.