DO BLOG D EDILZA


Bastidores da Política: alianças para prefeito de Belém

Muita conversa hoje na politica e muita coisa ainda vai rolar até o dia 5 de junho, dia para registro das coligações para as prefeituras. 

Vamos começar a falar pelo palácio do Governo do Estado, o governador Jatene marcou conversa com vários partidos, e o ponto de pauta, era as eleições para prefeitura de Belém. Segundo minhas fontes, o governador teria dito na reunião com o DEM, na presença dos vereadores do partido, que o deputado Jordy não seria candidato, que está seria uma atitude sensata da parte dele, já que se preservaria dos ataques, e da exposição na mídia de forma negativa. O DEM disse que não ira compor com o PPS, porque não terá mais co-candidatura. O DEM já saio fechado da reunião com a candidatura de Zenaldo, só espera uma aliança com o partido do Candido Junior para compor na eleição proporcional. 

O DEM estava fechado com o PPS, já que no momento,  grande parte do DEM nacional foi para o Partido do Kasab. O DEM do Pará iria para o PSD, e os dois vereadores de Belém só ficaram no partido, porque foi dado á eles autonomia para compor com o PPS, na medida, em que a composição na proporcional seria interessante para reeleger os dois vereadores, Carlos Augusto e Abel Loureiro. Agora a coisa mudou e inclusive o PPS está cobrando o acordo com o DEM a nivel nacional que teria ocorrido, fechando o acordo para apoiar o ACM Neto em Salvador.

Soube também, que o deputado Lira Maia quando comunicado da  postura do governador, teria dito que os vereadores do DEM, deveriam compor, ou com o PPS, ou com o PMDB, e não com o PSDB, principalmente com o deputado Zenaldo. São rancores do plebiscito.

O deputado Jordy me afiançou que é candidato e, que nesta noite recebeu um comunicado do DEM , mantendo a aliança. O deputado não comentou as declarações do governador. Só ouviu. Outro partido chamado pelo governador, foi o PSB para este  retirar apoio à candidatura de Priante, e compor, também com o PSDB, ou seja, com a candidatura do deputado Zenaldo

Minhas fontes, me declaram que o deputado Cássio Andrade teria afirmado que comporia com Zenaldo para  atender o governador e deixaria a vice do PMDB. A composição com PMDB foi acertada em Brasília, junto ao presidente do PSB nacional,m e com aval de Cássio,  onde parte do acordo é o apoio do PMDB ao candidato do do PSB em Recife.

Outra informação, é que o governador teria conversado com o deputado Jordy e declarado á ele, que sua candidatura deveria ser retirada. O deputado teria discordado.  Uma coisa é certa, o governador demonstra que não apoia a candidatura do deputado Jordy, quando chama para conversar outros partidos e não está na mesma conversa o deputado Jordy.

O PMN e o PSDC também forma chamados para conversar. Eles h´viam fechado com Priante e o governador chamou e agora eles vão apoiar Zenaldo.