INCRÍVEL

É impressionante a postura dos intelectuais de oposição, enquanto o Evandro agrega forças importantes de nossa república para disputar a eleição, os intelectuais endossam a acepção de pessoas.

Como se pode querer ganhar uma eleição desta forma? Política é coletividade, ninguém ganha política sozinho, é preciso formar uma pactuação de forças em torno de um projeto.

Se o resultado da eleição for vitória do Evandro, aqueles que fazem análises mais simplistas dirão que foi o dinheiro, eu direi que foi o diálogo. Se a eleição for como está se desenhando,terá sido a vitória daquele que conversou melhor com as pessoas.

Nas outras eleições do Gilberto a comunicação pessoal não foi muito importante para o resultado da eleição, neste sentido o Marió era um pouco parecido com o Gilberto, também não era de procurar as lideranças, principalmente as hostis, ficava mais esperando. O Evandro enfatiza um forma de fazer política que em Santa Izabel foi introduzida pelo PT. O PT em todo processo eleitoral abre o leque de diálogo com todos os candidatos e lideranças. O que é diferente no caso do Evandro é que esta estratégia está surtindo um efeito ampliado, creio que nem ele esperasse um resultado tão expressivo advindo apenas de sua capacidade pessoal de conversar e lidar com as pessoas, tanto as simpáticas a ele quanto as hostis, como foi o meu caso.

O Evandro não desistiu de tentar dialogar comigo só porque eu sou um crítico do atual governo que é de seu partido, pelo contrário fez questão de buscar aproximação. Imaginem uma coisa dessas, querer conversa com o adversário hostil, era algo inimaginável em nossa república, o paradigma era outro, era o da indiferença. Isso mostra que intelectualmente o Evandro está em um outro nível político.