1ª FASE: ANÁLISE

Terminou a 1ª fase da campanha, agora inicia-se a 2ª.

Resume bem minha opinião sobre a 1ª fase uma conversa que tive com professor Cláudio Heleno na última quarta, na sala dos professores do CEAL.

Eu estava olhando pela janela e ao longe ouvia tocar a música do 15, pensei comigo: "Mas só o Evandro está fazendo campanha mesmo".

Para confirmar esta tese, perguntei ao professor Cláudio o que ele estava achando da campanha. Ele não titubeou: "Para te dizer a verdade, Bruno, parece que só o Evandro está fazendo campanha."

Era importante para mim ouvir a opinião do professor, porque ele não está envolvido em nenhuma candidatura, eu estou, e poderia está tendo uma percepção deturpada por isso.

É bem verdade que no outro dia o Gilberto fez a bela caminhada da Piçarreira.

No geral a 1ª fase foi isso, a um lado o Evandro suando literalmente a camisa andando de casa em casa, de outro o Gilberto mas conservador, esperou, deve intensificar sua campanha a partir de agora como é mais tradicional.

A estratégia do Evandro foi ousada, criou fatos políticos em bairros com maiores problemas de infra-estrutura como Miraí, Piçarreira, Florestal e outros. O ponto forte das caminhadas é o próprio Evandro que é comunicativo e agradável nas relações interpessoais, as pessoas passam a ter simpatia por ele. Dessa forma ele ataca seu principal ponto fraco que é não ser conhecido pelas pessoas como indicam as pesquisas.

Além de atividades locais o Evandro promoveu dois fatos políticos de grande repercussão, a caminhada no centro da cidade e a gigantesca carreata, principalmente esta deverá colocá-lo na frente nas próximas pesquisas coroando a estratégia utilizada na 1ª etapa.

Por sua vez o Dr. Gilberto optou por se resguardar de gastos em julho, sabe que lá na frente os recursos gastos em julho poderiam lhe fazer falta por isso não promoveu muitos fatos políticos, apenas um geral, caminhada no centro, e dois locais, no conjunto César Gaspar e na Piçarreira. Foram todos bons eventos, bem articulados e organizados, tiveram bastante tempo para planejar as ações uma vez que foram poucas.

Gostei da estratégia dos amarelos de atacar comunidades por onde o Evandro já passou, na Piçarreira deu certo, passei por lá antes de ontem para ver como tinha ficado e vi uma inversão de cenário visual, pelo menos nas duas ruas principais por onde andei havia predominância de bandeiras amarelas em detrimento das verdes.

Por outro lado achei muito apática a participação dos amarelos nesta 1ª etapa da campanha. O Evandro começou muito acelerado, os amarelos deveriam acelerar um pouco mais ao menos, mas não fizeram isso. Para mim deixaram o Evandro tomar a dianteira. As pesquisas irão nos dizer, aguardemos.

O único ponto fraco que identifiquei na campanha do Evandro foi ocasionado pela estratégia dos amarelos de contra-atacar os bairros por onde o Evandro já passou. A coordenação de campanha dos verdes deve elaborar alguma estratégia para relativizar os contra-ataques amarelos, afinal o tempo é inimigo dos verdes, ainda tem muitos lugares por onde o Evandro tem que passar, dará tempo para refazer o que os amarelos desfizerem?

Imediatamente só vejo uma solução para este problema, é abrir mais de uma frente de batalha, enquanto o Evandro continua avançando sobre territórios novos, generais como o Gílson Freitas, Marió Kató e quem sabe até o Carlinho, revisitariam os territórios contra atacados pelos amarelos ou mesmo avançariam sobre novos territórios antes do Evandro.

Esta é a minha leitura neste momento da campanha. Não está fácil para ninguém esta eleição, o melhor a fazer é os adversários não substimarem um ao outro, pois ambos têm força, estão demonstrando isso.