O ÔNUS E O BÔNUS

Ser blogueiro em província não é fácil, acima de tudo porque tudo que você escreve é filtrado de forma maniqueísta. As pessoas tentam rotulá-lo de bom ou de ruim, de Gilberto ou de Evandro, de Paysandu ou de Remo, de pró-Marió ou anti-Marió. Não há espaço para observações imparciais, cujo objeto do debate sejam apenas os fatos e não as emoções.

Um bom exemplo disso é a avaliação do governo do Marió. Pelo senso comum só há duas formas de avaliar o  governo do Marió: Ou você é puxa-saco, ou se vendeu ao Marió, e avalia bem o governo dele; ou você é anti Marió e vê defeito em tudo que o Marió fez.

Caros leitores deste blog, não lhes parece idiotice fazermos nossas observações sobre um governo desta forma maniqueísta. 

Consequência disso: Quando aparece alguém que se propõe a fazer uma análise imparcial observando o que há de bom e o que há de ruim na gestão do Marió. Se torna, como diria o professor Luiz Santos, "o morde e assopra".

Não somos personagens românticos, somos, antes, personagens realistas, do tipo dos machadianos, somos personagens psicológicos, não personagens planos, ou seja, ninguém é totalmente bom nem totalmente mal, todos nós somos capazes de vilezas bem como de bondades.

Esse considero o maior ônus em ser blogueiro na província, sei que sofro um severo desgaste em minha imagem objetiva junto à sociedade em que vivo porque nem todos conseguem atingir este nível de observação ou mesmo compreendê-lo.

O bônus de ser blogueiro com o estilo que tenho é que tem gente que compreende a proposta, essas pessoas passam a ter respeito profundo por você.

 Não quero ficar atirando pedras sem nunca entregar uma flor quando esta for devida. Não quero ser de lado algum, só quero poder expressar o que penso, apenas isso.