Y. WATANABE

Quando surgiu o boato de que o Evandro, filho de seu Watanabe, seria candidato, pensei que este não concordaria com a ideia, porque toda campanha política gera desgastes para as pessoas, neste caso sobraria também para a empresa dele, principalmente por conta dos problemas de poluição no bairro Novo Horizonte e que virá com certeza na campanha para  a pauta de discussão.

Sempre que vou a um evento político, além das performances dos políticos, observo principalmente o comportamento coletivo do povo, a reação do povo aos estímulos verbais e de presença dos oradores.

No evento de sábado de pré-candidatura do Evandro, fui com este fito, neste sentido tive uma surpresa. Estavam no palco da Casa de Show, homens como o Élder Barbalho, Evandro Watanabe, o prefeito Marió, o grande Edílson Abreu, vereador Nunes, vereador Tony Lisboa, o Feitosa de Inhangapi, o Dep. Márcio Miranda, porém não foi nenhum destes homens que recebeu individualmente o aplauso maciço do público, do grande público. Quem recebeu os aplausos mais perenes e densos no evento da noite do último sábado foi o senhor Yasuhide Watanabe, talvez porque fosse o único no palco que não era político, mas com certeza por reconhecimento das pessoas que lá tiveram pelo relevantes serviços prestados à nossa comunidade.

Seu Watanabe ajudou todos os prefeitos que já passaram pelo palácio Capitão Noé de Carvalho desde que se tornou um forte empresário. Mais recente não permitiu que o hospital de nossa cidade fechasse. 

Segundo o Dr. Edílson, depois que ele recuperou o hospital do daninho dr. Evandro, o médico, ele não teve como manter o hospital e saudar suas dívidas, neste momento crítico da história de nosso hospital, o seu Watanabe chegou a contribuir com 50 mil reais por semana para o hospital não fechar as portas, por conta desta ajuda dada ao hospital há uns dois anos, é que o Dr. Edílson se sentiu obrigado a dar sociedade do hospital ao seu Watanabe, segundo o Edílson, não era justo o empresário bancar o hospital a troco de nada. Hoje o seu Watanabe é o sócio majoritário do HMSI.( Isso só prova que o Dr. Edílson não é bobo, as beneces gratuitas podiam cessar na primeira crise econômica; como dono, seu Watanabe passa a ter um compromisso maior com a conservação do bem.)

O que está acontecendo portanto, com a candidatura do filho, é que a vida do pai está sendo revelada para as pessoas, que não a aconheciam. Agora o grande público está descobrindo que nem sempre os watanabes foram ricos, vieram no contexto do pós-segunda guerra para nossa cidade fugindo de uma terrível miséria no Japão, chegaram aqui só com seus corpos. Aqui ganharam um lote de terreno agrícola, começaram a trabalhar para erguer o império que tem hoje. Cada um deles foi importante, o avô, porque iniciou o trabalho; o pai, por ter transformado um negócio familiar em uma empresa e o filho, por ter contribuído para o agigantamento da Frango Americano que é a maior do ramo em todo o Norte do Brasil e uma das maiores do país com mais de 3.000 funcionários. Há uns 10 anos, quando o Evandro iniciou seu trabalho na direção da empresa, ela tinha 1.000 funcionários e era local, hoje a Frango Americano é uma empresa regional.  

Fiquei surpreso com a reação espontânea das pessoas ao estímulo do nome de seu Watanabe, não esperava, porque em geral grandes empresários iguais a ele são vistos com preconceito por muitas pessoas, no caso dele, não, pelo povão. Se seu Watanabe fosse político podería-se dizer que ele estava nos braços do povo, mas como é empresário, pode-se dizer que ele tem o respeito de seu povo.