ECATOMBE

Nos primeiros minutos do último dia 17,  por divino propósito, domingo de ramos, desencarnou o nosso grande irmão Sebastião Antonio Gonlalves.
Ia fazer esta postagem ontem, porém não me senti em condições de fazê-la por não ter assimilado amplamente o evento. Cosiderei se seria tempestivo fazê-la hoje, e decidi que sim, porque não vou comunicar o falecimento em si, mas falar do homem.
Meu tio foi um homem feliz, não no sentido moderno da palavra que é assossiado ao hendonismo, entrementes no sentido clássico, no sentido eudaimônico.
Meu tio teve uma vida que valeu à pena ser vivida, uma vida que os seus pares ao observá-la consideravam-na boa. Para os gregos clássicos, só se sabia se um homem tinha sido feliz, ou seja, tinha tido uma vida boa, depois de sua morte, neste momento os outros membros da pólis elogiavam ou não a vida daquele que morrera. Era uma sociedade em que os homens davam importância à honra, ao caráter, á retidão. Só um homem com estas características poderia ser considerado feliz, a sua felicidade era o resultado da obra da sua vida. Neste sentido é que digo que meu tio foi feliz, por ter feito de sua vida, de sua existência, uma referência para os outros homens.
Por ter vivido uma vida boa ou eudaimônica, ele recebeu e está recebendo inúmeras homenagens em Castanhal, lugar que o acolheu quando partiu à muito de Santa Izabel como policial militar.
O sargento Gonçalves tinha como sua principal característica a pró-atividade, ele aplicava na sua vida este conceito empresarial. Sempre que ele via alguma coisa precisando ser feita, ele fazia: de atravessar uma rua com uma idosa até reprimir uma injustiça, de fazer um caldote para os que bebiam a perder sono para vigiar um amigo.
Meus primos tiveram muita sorte de ter tido o pai que tiveram, de ter tido a oportunidade de conviver diariamente com ser humano tão ímpar.
Meu tio foi um homem bom em muitas coisas,  foi um bom pai, um bom policial, um excelente jornalista, porém não saberia falar sobre isso a vocês , o que sei é que ele foi o melhor tio que alguém poderia ter e isso eu sei por experiência, pois sou seu sobrinho. Miro-me no exemplo de meu tio para ser um bom tio para meus sobrinhos.
A morte de Sebastião Antonio Gonçalves teve um efeito de ecatombe sobre minha família materna em virtude da espirituosidade dele, pela presença impactante que causava com sua personalidade humanista.
Ele foi vitimado por um câncer no estômago com quem lutava há três anos, fora internado no final do mês de março para extração de um tomor, foi induzido ao coma do qual não se reabilou mais vindo a falecer nas primeiras horas do domingos de ramos, o que para ele foi uma homenagem cotólico que era.

"Vá com anjos, vá em paz e até a próxima vez"