JESUS: A HISTÓRIA MAIS REPRODUZIDA PELO CINEMA

Vivemos neste dias a Semana Santa, momento muito importante para os cristãos, e particularmente, para mim, um momento de grande inspiração.
Em comum, nesses dias, os filmes enfatizam a vida do filho de Deus, do homem enquanto divindade, enquanto mito, isso é muito importante para a afirmação da fé em Cristo e em Deus, por essa sublime razão são filmes que valem à pena ser assistidos. Lembro-me que desde criança assistia aos filmes da vida do Cristo, nas primeiras vezes chorei com tamanho sofrimento, por isso passei um tempo sem os assistir. Ainda hoje os assisto.
Desde criança o que mais me chamava a atenção na história de Jesus, muito mais que os milagres, que para mim eram secundários, era o fato de ele ser um homem. É claro que à época não tinha toda a consciência que tenho hoje, mais sentia instintivamente.
Se pensarmos na vida do homem Jesus, perceberemos um outro aspecto da grandeza do Cristo. Olhar para história de Cristo, vendo-o como o filho de Deus, parece que torna a missão dele mais branda, nos afasta dele enquanto irmãos que são todos iguais. Dá a impressão de que ele pôde se insurgir contra os poderosos de sua época, porque ele era o filho de Deus que o protegia diretamente. Por isso ainda hoje existem provérbios populares como: "Eu não sou Cristo", que significa: Cristo sofreu, mas ele era o filho direto de Deus, eu não aguentaria sofrer tanto quanto Ele, pois sou filho de segundo escalão.
Se pensarmos em Cristo como homem um igual a nós, um irmão igual a nós, compreenderemos o quão grandiosa foi sua missão na Terra, é uma das histórias mais bonitas da raça humana, um exemplo inspirador para todo homem bom e que busque um mundo bom. As ideias que esse homem difundiu mudou a história da humanidade, se vivemos em um mundo em que relativamente existe a paz, foi graças as ideias Dele.
Gostaria muito de ver um filme que enfatizasse isso, que enfatizasse o homem.
Há algum tempo, fizeram um filme "As Tenatções de Cristo" que buscava fazer a relação que sugiro, foi muito polêmico por sinal, por apresentar um Cristo sem o princípio da castidade.
Não é nesse enfoque que  penso, no homem comum cotidiano. Penso em um filme que mostre o caráter revolucionário das ideias e atitudes humanas de Cristo, relacionado isso com o mundo em que vivemos, não enfocando tanto o aspecto divino, claro que isso não poderia ficar de fora , pois descaracterizaria o cunho religioso que é necessário a essa linda história. 
Não creio que esteja longe de fazerem um filme com este enfoque, primeiro porque há uma saturação nas produções dos filmes com o enfoque tradicional, por isso há uma ciclicidade nos enfoques dos filmes que narram a vida de Jesus, de tempos em tempos fazem um filme com enfoque diferente, o último foi o do Mel Gibson. Fiquei esperando que este ano aparecesse algum, mas não apareceu.
Segundo porque algumas correntes de pesquisa no Vaticano avançam neste sentido.