DENÚNCIA OU PRECIPITAÇÃO?


PMDB, PREFEITURA E EVANDRO WATANABE PODEM SE ENROLAR COM A JUSTIÇA

Tudo de ilegal que um partido ou mesmo um Pré-candidato a prefeito poderia fazer eles fizeram e o pior é que além disso podem prejudicar o restinho de mandato do atual gestor, pois a frente da Casa de Show Central (antigo Terreirão) mais parecia um encontro de estudantes da rede municipal dado o vai e vem de ônibus escolares que carregavam eleitores para o que deveria ser um evento partidário, mas que ganhou mais statos de showmício do que um lançamento oficial de uma pré-candidatura, showmício que diga-se de passagem foi a tempos proibido pela justiça eleitoral. Showmício sim, pois até a aparelhagem Mega-som estava lá para fazer a cobertura sonora do evento, trouxeram um apresentador que é radialista da 99 FM do "patrão" Jader e mais a festa foi aberta ao público e neste período de pré-campanha só se pode fazer eventos internos. Quando em minha matéria "O dia D para Evandro Watanabe" disse que dependendo de como a coisa fosse conduzida o tiro poderia ser certeiro ou no pé, me referia justamente ao que se viu na noite de Sábado: O uso da máquina pública para beneficiar o candidato do Palácio.
Não foi só ilegal o que eles fizeram, foi imoral! Pois usaram Transporte Escolar que pagamos com o suado dinheiro de nossos impostos para carregar eleitores para um evento político, e isso tem nome: Improbidade Administrava!
Ainda tem gente que acha que coisas como essas são "falhas técnicas", pensam eles que jogarão soltos como foi na eleição passada, entretanto estou aqui para mostrar que nós izabelenses honestos que construímos esta cidade a cada dia não permitiremos que este jogo sujo continue, se querem ganhar a eleição tem que ganhar no convencimento, na disputa do projeto e não fazendo uso da máquina pública descaradamente em favor dos seus, isto está errado e sabe-se lá se eles já não estavam fazendo isso a tempos?.
Como não gosto de ficar apenas na falácia, aqui vai o vídeo que comprova aquilo que escrevo sem medo, pois quem tem que tê-lo são os que praticam o jogo sujo e não os que se pautam no que é correto, assistam:
No vídeo aparecem os ônibus CONFIRMADOS que são mesmo escolares segundo minhas fontes de placas: JUB 9140, JUF 2269 e JVJ 4430

Obs.: aparecem outros ônibus no vídeo, mas não temos a confirmação se são escolares.

Blog do Diego Sousa

COMENTÁRIO DO BLOG

Tenho muito a dizer sobre esta postagem do Diego, para ser didático dividirei a postagem em partes:

1ª Parte: O risco

Caros leitores deste blog, escrever um blog no estilo que fazemos é como jogar xadrez, quando se faz uma postagem polêmica, é preciso saber qual movimento o adversário vai fazer depois e o que nós faremos para debelar a contra-ofensiva.

O Diego sabe disso, porém creio que lhe faltou habilidade de abstração para prevê todas as situações possíveis de reação daqueles que foram denunciados. Explico melhor.

O Diego fez sua denúncia, seu respaldo é um vídeo mostrando ônibus que prestam serviço de transporte escolar em frente ao evento do PMDB, com base nisso o Diego fez a seguinte denúncia: Marió, Evandro e PMDB utilizam transporte escolar público para transportar eleitores.

Uma observação pautada no senso comum vê nisso motivo suficiente para caucionar sua denúncia, porém um olhar jurídico da situação necessitaria de duas respostas antes de afirmar a denúncia, para não correr o risco de o denunciante sofrer o revés. O Diego só enxergou o xeque-mate.

Antes de fazer a denúncia era imperativo que o Diego tivesse duas perguntas respondidas: Primeira: Os ônibus que prestam serviço de transporte escolar não são públicos, são privados, assim é preciso saber se no contrato entre os ônibus e a prefeitura existe cláusula de exclusividade. Se a resposta for positiva, está configurado o crime eleitoral de consequências gravíssimas. Se a resposta for negativa, surge outra interrogação. Segunda pergunta: Os ônibus utilizados pelo PMDB para transportar seus correligionários foi pago pelo PMDB ou pela prefeitura? Se foi pago pela prefeitura, está configurado um crime eleitoral gravíssimo; se foi pago pelo PMDB não há crime eleitoral algum.

Se o PMDB pagou pelo serviço dos ônibus, o Diego fica passível de ser demandado em juízo. É sobre isso que escrevo esta parte da postagem. Quando o Diego permitia que eu lhe aconselhasse, eu sempre dava minha opinião jurídica a ele, como no caso das postagens sobre o "Peroba", eu o aconselhei a parar com aquilo, pois ele estava dando razão para ser processado, agora vejo a mesma coisa. Sempre disse a ele que é preciso ter muita certeza do que se diz em um blog, é preciso tomar todos os cuidados. O mais provável é que tenha acontecido um crime eleitoral, entrementes um blogueiro não pode dizer isso sem ter a mais completa certeza.

Imaginem a situação se amanhã o PMDB apresenta uma nota fiscal de pagamento do serviço, fica ou não chato?

2ª Parte: A prova

Juridicamente o vídeo é muito fraco também, o cinegrafista precisava de uma orientação para fazer uma boa produção de prova. O que o vídeo mostra são ônibus trafegando em uma via pública, eles estavam transportando gente para o evento? Só o vídeo não prova isso.

 Filmaram o Jatene e o Raimundo Santos saindo do avião do governo do Estado no período eleitoral, os advogados de defesa conseguiram destituir a prova, o que dizer de um vídeo como esse, que de fato não mostra muita coisa. 

O cinegrafista deveria ter focado em um ônibus por vez, filmaria sua chegada, as pessoas descendo do ônibus e acompanharia o grupo até o interior da Casa de Show Central, no fim eu ainda filmaria o slogan do PMDB que estava pendurado bem atrás do palco. Aí sim, se teria produzido uma prova auto suficiente.

O vídeo da postagem do Diego precisa de um apoio testemunhal, sem isso, por si só, juridicamente é muito fraco. Quem peticionar com base nele, corre o risco de arcar com as sucumbências.

3ª Parte: A opinião

Caros leitores deste blog, o Jaime Brito fez uma ótima postagem sobre "Coronelismo", explica bem o conceito da palavra. Com base neste conceito, o que ainda é uma prática no interior do Brasil, e pelos vários exemplos que vemos no nosso cotidiano, faticamente, não juridicamente (é diferente), o mais provável é que o transporte tenha sido usado de forma irregular, não afirmo como o Diego o faz por um  receio juridicamente pertinente.

Se a coisa foi como o Diego expressa, foi terrível, um erro infantil, talvez o primeiro erro significativo da campanha do Evandro. O que particularmente considero uma pena.

Participei por 20 minutos de uma das primeiras reuniões de organização do evento do PMDB, acompanhei a preocupação do Nonato, da Nercy e do Valcir com as questões jurídicas, havia uma preocupação muito grande com o que podia e o que não podia, durante o curto tempo em que fiquei na reunião, a Nercy ligou três vezes para o advogado para tirar dúvidas. De minha parte, alguns dos receios apresentados considerei até exagerados.

Havia uma preocupação enorme com a questão da legalidade do evento, isso me leva a crer que a decisão de utilizar os ônibus, se isso aconteceu como o Diego diz (pura especulação de minha parte), não partiu da organização do evento, essa decisão só poderia ter sido tomada por um  palaciano e de peruca bem comprida. Quem deu esta ordem, errou, e errou feio.

Venho dizendo aos políticos de nossa república, não se pode subestimar a força das redes sociais como instrumento de controle social, quem autorizou o transporte de correligionários do PMDB em ônibus que presta serviço público possui a mentalidade de político tradicional, os eleitores não aceitam mais esse tipo de atitude.

Mesmo que tenha havido contrato entre os proprietários de ônibus e o PMDB, quem tomou esta decisão errou, porque obviamente essas ilações que o Diego faz, seriam feitas. Da mesma forma haveria uma subestimação da força das redes sociais pela internet.

Os novos políticos, os políticos revolucionários, serão aqueles que conseguirem vencer as barreiras impostas pelo patrimonialismo, desta nefasta mistura, tão comum em nossa cultura política, do público com o privado. Precisamos banir esta prática de nosso cotidiano político.

A prefeitura pode e deve ajudar seu candidato, obviamente, a melhor forma de fazer isso é trabalhando pelo povo.

4ª Parte: A demagogia

Caros leitores deste blog, Aristóteles disse que a forma deturpada da democracia é a demagogia. As democracias são o terreno mais fértil para os demagogos.

Um bom exemplo disso é do deputado federal Wlad. Quem não lembra de seus programa matinal "Chamada Geral", em que , o à época, radialista Wladimir Costa, descia o cassete nos prefeitos do interior que eram corruptos, apontava o dedo na cara dos políticos e os chamava de corruptos, pregava a ética, a moralidade.

Graças  a esse estilo do Wlad, ele elegeu-se direto como federal, não passou pelo probatório na Alepa. Hoje como político o Wlad é tão ou mais tradicional que os políticos em quem metia o de do na ferida.

Vejo estas postagens, neste estilo que o Diego faz, o mesmo que via no Wlad, lembro até que falei para papai à época que o Wlad mais cedo ou mais tarde se candidataria, mesmo ele afirmado em seu programa que nunca seria político.

No caso do Diego nós já sabemos que ele tem pretensões politicas. O que é pior é que o Diego já é político, já milita na política. Exemplifico minha tese.

Observe este trecho do texto do Diego:

!Não foi só ilegal o que eles fizeram, foi imoral! Pois usaram Transporte Escolar que pagamos com o suado dinheiro de nossos impostos para carregar eleitores para um evento político, e isso tem nome: Improbidade Administrava!"

E aí, o que acharam do recorte? Vejam que há um que de romantismo no fragmento, há o maniqueísmo, de um lado tem o herói comprometido com a moral, a ética e a justiça, um típico herói romântico, e do outro os vilões, os maus, que são imorais, injustos.

É nisso que consiste o problema desse tipo de abordagem que o Diego faz, por ser um texto que prega a virtu cristã, exige que quem escreve o texto seja virtuoso igualmente, pelo contrário o resultado é demagogia.

O Diego grifa em seu texto palvras chaves como ilegal, imoral, improbidade, a função comunicativa e textual deste destaque é mostrar a sua indignação, ou pseudo indignação. Digo pseudo, porque se a indignação fosse verdadeira, o Diego jamais participaria de campanha que desviasse recurso da educação, se a indignação fosse verdadeira, o Diego deveria repudiar qualquer campanha em que dinheiro de nossos impostos fosse empregado com fito eleitoreiro. Estou correto ou não?

Pois bem, o Diego foi um dos coordenadores da campanha da Ana Júlia em Santa Izabel, campanha que foi financiada pelo dinheiro do desvio do programa Kit-Escolar da SEDUC. O PT montou um programa social dentro da SEDUC para desviar verba para a campanha, até hoje a Ana Júlia responde à justiça por esse desvio, por esta Improbidade Administrativa.

Outros trechos com fragrância de demagogia:

"pensam eles que jogarão soltos como foi na eleição passada, entretanto estou aqui para mostrar que nós izabelenses honestos"

"não permitiremos que este jogo sujo continue, se querem ganhar a eleição tem que ganhar no convencimento, na disputa do projeto e não fazendo uso da máquina pública descaradamente em favor dos seus, isto está errado"

Só o que não tem na política é santo.

5ª Parte: A conclusão

Caros leitores deste blog, tenho um compromisso comigo mesmo, comprometi-me a dizer neste blog o que penso, não digo nada aqui que não seja fruto de uma verdade subjetiva minha. Isso não significa de forma alguma que eu não possa mudar de opinião, como já disse várias vezes, sou afeito a ideias, adoro ideias, adoro ideias que me fazem pensar, adoro ser transformado pelas ideias. Ao longo de minha vida fui moldado pelas ideias, minha personalidade, meu caráter

Em ultima ratio meu compromisso é com as ideias. Procuro com este blog expressar o que penso como alternativa ao senso comum. Não tenho a pretensão de que o leitor deste blog concorde comigo, meu propósito é fazê-los pensar sobre o que digo, para que o leitor possa mudar sua opinião, ratificar sua opinião ou criar uma opinião, esse é o meu propósito, é meu objetivo.

Proponho elevar o nível de discussão política em nossa república. Não aceito discutir política no nível daqueles que só enxergam no cenário político as figuras do puxa saco, do  traíra, do vendido, do herói justo que por se dizer justo, se permite apontar o dedo na cara das pessoas e as desrespeitar. Desde jovem, quando comecei a participar de política com papai, já achava pequeno demais este nível de discussão, pobre e que não engrandece a república em nada, porque tira o foco do que realmente interessa que é o debate de ideias sobre como fazer de Santa Izabel um lugar melhor.