Conselho Estadual de Educação tem nova presidente

 

O Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE) elegeu, na manhã desta quinta-feira (14), a nova presidência que estará à frente da gestão da instituição nos próximos dois anos. As conselheiras professora Suely Menezes e a professora Ana Cláudia Hage foram eleitas presidente e vice-presidente, respectivamente, durante sessão especial da reunião ordinária do CEE que contou com a totalidade dos votos dos 13 conselheiros presentes na sessão. A posse da nova presidência será na próxima quarta-feira (20), a partir das 8h.

Esta será a terceira gestão da professora Suely Menezes como presidente do Conselho. Ela observou os recentes avanços conquistados pelo CEE, como a agilização no julgamento de processos, e destacou que priorizará a realização de um trabalho articulado junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e demais organismos da sociedade. "Vamos atuar para colaborar com o Sistema Estadual de Ensino do Pará e trabalhar, de forma articulada com a Seduc", disse a presidente eleita. 

Entre as prioridades para a nova gestão está a campanha de legalização das escolas, o projeto de visibilidade da regularização do Sistema de Ensino, o de avaliação e reorganização da estrutura operacional do Conselho em articulação com a Seduc, a formulação de ações para aprimoramento do Sistema Estadual de Ensino, entre outras ações. 

A vice-presidente eleita, professora Ana Cláudia Hage, diretora de Ensino Infantil e Fundamental da Seduc, ressaltou a importância do papel do CEE para a qualidade da educação do Estado. "Quero que o nosso sistema de ensino seja um orgulho e que o nosso conselho se estabeleça definitivamente enquanto órgão regulador para que, de forma efetiva, cumpra o seu papel de normatizar, acompanhar e fiscalizar as instituições de ensino", disse a Ana Cláudia Hage. O atual presidente, professor Roberto Ferraz, agradeceu a colaboração de toda a equipe técnica durante a última gestão. "Os conselhos têm que ter autonomia, como representante da sociedade", disse.

O secretário de estado de educação e conselheiro, professor Nilson Pinto, destacou que a nova presidência terá muito trabalho pela frente. Ele disse que conta com a parceria do CEE para a efetivação das ações previstas na agenda mínima da educação, apresentada nesta semana pelo governador Simão Jatene. Entre elas, a criação da Universidade Tecnológica do Pará (Unitec), a ampliação de vagas no ensino médio e a implantação de um sistema de incentivo à meritocracia entre professores e alunos da Rede Estadual. "Há um conjunto de ações a serem desenvolvidas para os quais a ação deste conselho será fundamental. Este conselho não é do governo, é do estado", disse o secretário ao salientar a importância da autonomia do órgão.

Mari Chiba - Ascom Seduc