FISIOLOGISMO

O prefeito de São Paulo, que criou um Frankstein político, deixou clara a posição ideológica do seu partido, não é de esquerda, nem de centro, nem de direita, como em política é impossível ser nada, pode-se entender então que na verdade o PSD- Partido Social Democrático é na verdade tudo isso, dependendo logicamente de quem estiver no poder. A julgar pelas declarações do Kassab em entrevista ao Estadão, está claríssimo que o PSD é um futuro PMDB, será sem dúvida um partido fisiologista, sempre vai estar no poder ou com o poder.
 O pior é que isso pode dar certo, com o PMDB dá, e muito, continua a ser um dos principais partidos do Brasil sem governar o país há mais de 20 anos, no Pará por exemplo o PMDB não governa há mais de 16 anos e mesmo assim ainda é o fiel da balança nas eleições governamentais e na governabilidade.
 Partidos fisiológicos como o PMDB são uma das causas do atraso do Brasil, por que no fisiologismo não se defende ideias, antes interesses partidários ou mesmo pessoais, e quem quiser governar precisa saciá-los para dispor da governabilidade, por isso surge o mensalão e os diversos mensalinhos pelas câmaras do Brasil a fora
Por isso que o bipartidarismo é uma ideia interessantíssima, pois obriga ou ser de um lado ou de outro, ou se é situação ou se é oposição, não é possível ficar mudando de lado, ou você é democrata ou republicano, não dá para ser os dois nos EUA; ou se é do Partido Conservador ou se é do Partido Trabalhador na Inglaterra.
Apesar de não ser da nossa cultura política o bipartidarismo, acredito que é algo que poderia ser tentado. Não pode é continuar assim, quem quer cria um partido para tirar proveitos pessoais.