VIOLÊNCIA

Foto ilustrativa
Desde a última sexta, Santa Izabel vem sendo assolada por uma onda de violência brutal e fatal, pessoas vêm sendo assassinadas friamente, sempre com o mesmo modo operandi, o que indica envolvimento do crime organizado ligado ao tráfico de drogas.
O pior é que nesses casos a polícia pouco pode fazer, é difícil previnir, pois há muitos traficantes na cidade e não se sabe quem é o próximo, tanto quanto investigar, é muito difícil investigar assassinato praticado pelo crime organizado, porque envolve uma logística profissional com equipamentos, pessoal e veículos, além de suporte em outros Estados para uma possível evasão.

Duas coisas me chocam nesta onda de violência nunca vista em Santa Izabel, pelo que sei pelo menos 6 pessoas foram assassinadas nos últimos seis dias: A primeira é a onda de violência em si, com execução em praça pública; em segundo, e isso é mais aterrador, as pessoas se regozijarem com o assassinato de criminosos, considerarem justo e normal, marginais matarem outros marginais. Não tem nada de correto nisso, o Estado é o único que tem autoridade para julgar, é importante que seja assim para que as leis sejam cumpridas, só sociedades civilizadas vivem pelas leis. Por outro lado, essa noção de justiça do olho por olho como ocorre entre traficantes, só demonstra a fraqueza do Estado, e o cidadão considerar isso normal e justo, é terrível porque demonstra que o cidadão não tem a menor confiança no Estado, e por isso considera justo e salutar que a "justiça" seja feita pelas próprias mãos.

O porém é que em uma sociedade onde se tolera a morte de bandido, as pessoas importar-se-ão menos, quando quem começar morrer for pessoa de bem e trabalhadora.