PREVISÍVEL

Elizabeth Braga disse...


O prédio está ficando visualmente bonito. E os funcionários, como estão? A ligação (cordão umbilical) é bem burguesa, não acha? Beijo. Beth Braga.
Elizabeth Braga disse...
Ah. Ia esquecendo. O hospital dpa votos!!!! O diga o Dr. Edilson, não é amigo!!! Beth Braga.
Elizabeth Braga disse...
Todos pensando assim, este empresário realmente vai fazer o prefeito que quiser. Beth Braga. É a vida!!! Isso é Santa Izabel, isso é Pará, isso é Brasil!!!



COMENTÁRIO DO BLOG

Eu tinha plena convicção de que uma postagem que exaltasse de alguma forma a figura do empresário Watanabe provocaria reação, fico feliz que tenha ocorrido.
Tinha certeza disso, porque existe uma parcela de leitores deste blog que é formada por socialista, ou por pessoas com formação marxista, entre  pensadores de linha marxista, os empresários são sempre o mal que deve ser eliminado, daí vem a expressão "ditadura do proletariado".
A professora Beth é formada pela UFPa. para se ter uma ideia, na recepção do CFCH (mestrado) tem um quadro do Marx. O pensamento marxista domina o CFCH na Federal. 

1- Não sei se os funcionários do hospital estão ganhando o que merecem, porém, como frequentador do hospital, posso afirmar que o clima é outro, os funcionários estão esperançosos e tem certeza, agora, que não perderão seus empregos por falência da institução.
Entendo o anseio da professsora Beth em pensar no pessoal antes do material, mas quero deixar claro que a postagem ENTRADA era sobre o material, sobre o aspecto físico, todos sabemos que o hospital vinha passando por um determinante processo de sucateamento de dar dó. Para quem considera o Hospital e Maternidade Santa Izabel um símbolo de nossa cidade, vê-lo se acabando aos poucos era revoltante. Por isso fiz a postagem sobre o aspecto material, pis por se tratar de um hospital, o físico é tão importante quanto o material, imagine uma parede mofada na sala de cirurgia?

Quanto à expressão "umbilical" ser burguesa, não entendi, se possível, gostaria de esclarecimentos, pois passei batido. A expressão "umbilical" que utilizei na postagem ENTRADA, emprestei-a da psicologia, não da sociologia. Em psicologia o termo significa ligação forte, nesse sentido que a utilizei para expressar a ligação do sr. Watanabe com nossa cidade, acredito que a ligação dele é forte sim. "Umbilical" como uma epressão burguesa não conhecia. Vivendo e aprendendo.

2- Como disse na postagem ENTRADA, é muito simplista acreditar que o senhor Watanabe se ligou ao hospital para eleger seu filho prefeito. A pergunta que me faço é se ele precisaria disso para eleger qualquer pessoa prefeito. Esse pensamento para mim tem fragrância de censo comum.

3- Cara Beth, não é razão de pensarmos assim ou não, é que é a realidade. Desde que me entendo por gente, o candidato que tem o apoio do Watanabe tem mais chance de vencer, sabe por quê? Porque ele sempre fez o prefeito dele. Por esta razão que o nome dele sempre surge em período de eleição municipal, mesmo ele não sendo político. Nesta fase de pré-eleição, o nome dele chega  a ser tão importante quanto o dos candidatos. Beth, isso é um fato, não é um pensamento.
Neste caso, alongando um pouco o debate, deixo uma pergunta, quando surgirá alguém que contrarie essa lógica do Estado burguês em nossa cidade? Esse será um grande líder, pois para contrariar a lógica econômica, só um líder carismático. Se o sr. Watanabe é determinante para escolha do prefeito municipal é porque ainda não surgiu um líder capaz de envolver o povo com um projeto. O fato de o sr. watanabe ser determinante na escolha do prefeito, é porque o dinheiro ainda é mais importante para muitos eleitores que um líder legítimo.

Não gostei da forma com foi finalizado o comentário da professora Beth: É a vida!!! Isso é Santa Izabel, isso é Pará, isso é Brasil!!!.  É por demais determinista, que é um pensamento do final do século XIX, inadequado ao homem do século XXI fruto da revolução técnico-científico-informacional, lebrem as revoltas recentes do mundo árabe. Ou seja, apesar de a professora Beth observar criticamente a realidade social, aceita que seja assim, porque Isso é Santa Izabel.???