EXAMINE



Levei meu filho para fazer exames de rotina no Laboratório Examine. Fui lá para verificar o que minha mãe havia-me dito. Disse-me que o laboratório faz uma homenagem a nossa identidade izabelense.

Minha mãe não errou em nada na descrição que fizera. Se você for fazer algum exame faça lá para ver, se não for, vale a pena dar uma passadinha lá.

Na parede atrás das recepcionistas tem um afresco com quatro imagens de nossa cidade: O Trilho do trem, o Rio Caraparu, o Colégio Antonio Lemos e aSanta da praça do ginásio.

Do lado direito tem uma poesia da lavra da professora Socorro Barreto que sintetiza a formação etnica- cultural e sócio-econômica da nossa identidade izabelense. Reproduzo abaixo o texto.


SOU DAQUI
Fui de trem, de passagem
Fui do rio, do porto das minas
Sou da estrada, da BR e da PA
Sou da América , americano
Sou do Itá, de São Francisco ou da Conceição
Sou da África, Macapazinho
Sou também do grande meandro da Vila- Caraparu
Sou do índio- A raiz
Sou do negro- O tronco que conduz vitalidade
Sou do branco- A pimenta da mistura
Sou daqui, Sou do lugar
Sou de Santa Izabel do Pará.
Socorro Barreto


Quem é izabelense de origem, se emociona com o painel.
Ao ver o painel, senti um alívio por ter me insurgido contra a destruição da Tibiriçá, pois estava defendendo essa identidade que a professora Socorro tão bem expressou com sua sensibilidade.

O Marió jamais deve ter ido ao Laboratório Examine, se já foi, não entendeu nada, se for de novo, ao ver aquele poainel em louvor a nossa identidade cultural, deve ruborizar-se.