OAB e o seu exclusivo escândalo

Veja que beleza.
A OAB do Pará abriu investigação - sindicância - para apurar o caso da venda do imóvel da OAB de Altamira para um conselheiro da ordem e para investigar a assinatura falsificada do vice presidente da mesma OAB em documento que autorizava a venda.
Tú não leu errado não.
A OAB do Pará vai ela mesma investigar as irregularidades que ela mesma cometeu.
Parece brincadeira.
Mas não é.
O Espaço Aberto que está fazendo um excelente trabalho de investigação do escândalo acaba de falar com o vice presidente Evaldo Pinto que mais uma vez foi categórico ao ratificar o que já havia dito, que não assinou documento algum e muito menos autorizou que fizessem isso em seu nome, nem abriu firma no cartório onde sua assinatura falsificada foi reconhecida.
E quem fez a falsificação?
Cynthia de Nazaré Portilho Rocha, chefe do jurídico da OAB e que em nota a própria ordem admite, dizendo que ela fez com a autorização do vice, que diz não ter autorizado nada.
Esse caso é cabeludo por um princípio, a OAB é a Ordem dos Advogados do Brasil, portando composta das pessoas que mais tem conhecimento das leis de um país e que sabem, estão cabeludos e carecas de saber que falsificar uma assinatura é crime.
E que vender um imóvel para um conselheiro da mesma ordem se não o é - alguns dizem que sim, outros que não - é no mínimo anti ético.
Mas ética?
Ora queridos, depois de falsificarem uma assinatura, pra que serve a ética?
A boa nova é que o Ministério Público e um secretário adjunto da OAB entraram com pedido de investigação junto à Polícia Federal para solicitar apuração do caso, desta vez pra valer.
Mas é bom tomar cuidado, advogados como se sabe tem uma bela lábia e é bem capaz de nos convencerem que falsificar assinatura não é crime e que vender um imóvel da OAB para um conselheiro não é imoral.


PS: O que também me espanta é que até agora os ex presidentes estejam tão caladinhos nesse assunto. Ou acham eles que tudo isso é normal e que a OAB não seria a primeira a manter a lei e dar bons exemplos?

Blog do Bacana