O bom desempenho de Dilma Rousseff nas regiões Sul e Nordeste

O bom desempenho de Dilma Rousseff nas regiões Sul e Nordeste, mostrado pela pesquisa CNI-Ibope divulgada hoje, se dá por motivos diferentes: no Nordeste, por conta dos programas sociais e de transferência de renda, o Bolsa-Família é o mais conhecido; já na região Sul, é resultado do “jeito Dilma de governar”, em especial, por ter demonstrado intolerância maior com a corrupção e ter passado a idéia de que faz uma faxina no governo


O resultado surpreende porque Dilma Rousseff perdeu as eleições na região Sul e, agora, conforme a pesquisa CNI/Ibope, é nesta região que lidera em aprovação – maior até do que no Nordeste onde, tradicionalmente, o padrinho político Lula conquistou seus melhores índices de aprovação e que se repetiram na disputa no ano passado.

Pesquisa paralela feita pelo Ibope, por exemplo, mostra que em Porto Alegre ela tem melhor aprovação do que o governador e o prefeito da cidade, o que se repete em Florianópolis. Isso mostra que a região Sul, onde o candidato José Serra foi preferido na disputa presidencial do ano passado, agora aprova o estilo Dilma de governar.

Segundo a pesquisa CNI-Ibope, 71% dos brasileiros aprovam o jeito Dilma de governar, sendo que na região Sul o percentual bate em 75%, contra 73% no Nordeste, 69% no Sudeste e 67% no Centro-Oeste. Quando a pergunta é se confia na presidente Dilma Rousseff, 72% no Sul dizem sim; 71% no Nordeste; 68% no Sudeste e 67% na região Centro-Oeste. De julho para cá, também caiu o número de brasileiros que desaprovam o governo Dilma Rousseff.

http://g1.globo.com/platb/cristianalobo/