DO BLOG DO PARSIFAL


Presidente Dilma indica o ministro do STJ Teori Zavascki para o STF

Shot007
Ontem pela manhã a presidente Dilma Rousseff convidou o ministro Teori Zavascki (foto), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para assumir a vaga aberta com a aposentadoria de Cezar Peluso.
No início da tarde de ontem (09), Zavascki comunicou à presidente Dilma que aceitava o convite e ela comunicou o fato ao presidente do STF, Carlos Ayres Britto.
> Sabatina na CCJ do Senado
Hoje mesmo a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal deverá receber a indicação e caberá ao presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), marcar a data em que Zavascki será sabatinado. Após a sabatina a indicação irá à votação no plenário do Senado.
Não há prazo para que a comissão delibere, mas é possível que todo o processo seja feito em uma semana, o que possibilitará a Zavascki votar no julgamento do mensalão.
> Acusação distorcida
A grande imprensa já alardeia que Zavascki "livrou Palocci, ex-ministro de Dilma, de processo no STJ", o que é uma distorção do que de fato ocorreu.
Palocci foi absolvido, em 1.ª e 2.ª instância, em processo de improbidade administrativa, impetrado pelo MP, por ato praticado quando ele ainda era prefeito de Ribeirão Preto. O MP recorreu para o STJ e Zavascki relatou o recurso rejeitando-o, no que foi seguido, por unanimidade, pela 1.ª Turma do STJ.
> Profissional da magistratura 
O catarinense Teori Zavascki, 64 anos, é professor de direito e está desde 2003 no STJ, depois de exercer o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre.
E um profissional da magistratura de perfil técnico e discreto que lembra o decano do STF, ministro Celso de Mello.