DO BLOG DO DIEGO SOUSA


Dr Gilberto disparado com 51% das intenções de votos!

Para os descrentes:
Pesquisa para prefeito de Santa Izabel, voto estimulado. Pesquisa registrada sob o número PA-00133/2012 realizada pelo Instituto Veritate Pesquisa de Opinião e Mercado e contratada pela CUAAF (Central Única das Associações dos Pequenos e médios Agricultorres Familiares das Regiões Metropolitanas de Belém e Nordeste do Pará) realizada a coleta de dados nos dias 7 e 8 de Setembro sendo ouvidos 468 eleitores com a margem de erro de 3% para mais ou para menos.
 

Se a eleição para prefeito fosse hoje e estivessem concorrendo estes candidatos... Em quem você votaria?



 



 

Percentuais
Dr. Gilberto 51%
Evandro Watanabe 25%
Jaime Brito 4%
Ronaldo Batista 3%
Zé Maria 1%
Nenhum 2%
Não sabe responder 14%
Total 100%

Site do TSE: www.tse.jus.br 
Código: 3F57.C1C2.D712.2EC4

COMENTÁRIO DO BLOG

A pesquisa pegou mal para os amarelos, ninguém acreditou nos números, nem eles mesmos.

Eu tenho certeza de que a única pessoa que acreditou nesta pesquisa do Diego fui eu, passo a explicar-lhe as razões.

Ninguém acreditou porque é só sair nas ruas para ver que não condizem com a realidade atual do desejo popular, neste momento a campanha está muito mais equilibrada, com os verdes atrás por certo, entrementes, crescendo visivelmente. A questão é se dará tempo de crescer tudo que precisa até o dia 7.

Eu acredito nestes números, porque era mais ou menos isso que os números das minhas enquetes no CEAL diziam, em verdade a diferença nas minhas enquetes era bem maior para o Gilberto. Por isso eu sempre digo que confio muito no CEAL como termômetro da eleição. Era isso que as ruas me diziam também.

Observo entretanto a data da coleta de dados, a amostragem foi colhida nos dias 7 e 8 de setembro. Lembro que neste período eu fazia postagens apocalípticas quanto ao futuro da campanha dos verdes, era o ápice da vantagem do Gilberto, a campanha do Evandro não conseguia avançar, havia estagnado, era visível nas ruas o abatimento da campanha dos verdes. Surgiram as músicas do Gilberto do "tá todo mundo pulando", era chicotada todo tempo nos carros som. No facebook já se fazia contagem regressiva para a vitória do Gilberto e os amarelos estavam no alge de sua convicção de vitória, mesmo alguns verdes não acreditavam mais na vitória do 15, como eu.

Foi neste período que o Marió assumiu a coordenação e passou a diversificar a campanha, a inovar, a pulverizar, foi o início da reação dos verdes no processo eleitoral.

O Marió chamou todo mundo para conversar de novo, candidatos a vereador, coordenadores, militância, lideranças, comprometeu mais o pessoal, pediu ânimo. De la´para cá os funcionários públicos se envolveram na campanha do 15.

Acredito que os números da pesquisa do Diego são exatos, porém para aquele momento eleitoral, não condizem mais com a realidade atual, este foi o erro dos amarelos, mais um nesta reta final, publicar uma pesquisa de 12 dias atrás como se refletisse o cenário atual, soou como piada.