DEMOCRACIA

Ouvi um amigo meu, professor dizer que viu um carro com o adesivo do sim. Segundo ele, seu repente foi de arrancar o adesivo, não o fez pela devida prudência, para ele era uma afronta. Como alguém usa um adesivo desse? Perguntou-nos.

Imaginem o quanto nos somos despreparados enquanto povo para fazermos um debate democrático, um ponto de vista deve ser imposto ao outro. Cada um tem suas razões, cada um tem seus interesses, em lugares não democráticos, essas diferenças de opinião são resolvidas com a força, como o professor manifestou.

Na democracia não é uma questão de poder ter uma opinião própria, é uma questão de dever cívico, afinal o que nos caracteriza como seres humanos é a nossa individualidade, ninguém é igual a ninguém, por isso as pessoas têm pontos de vista diversos. O Estado democrático permite a co-existência dos diferentes, dos diversos e mantém a ordem seguindo a opinião da maioria, mas a vitória da maioria nem sempre implica dizer que este era o melhor caminho, pelo contrário o que diríamos das eleições de Hitler e Chávez?

P.S.: Cara amiga Virgínia, é por isso que muitas vezes sinto-me como aquele macaquinho do qual falaste-me!