ELEIÇÕES EM NÚMEROS-PREFEITO

Nas últimas eleições municipais 32.376 cidadãos izabelenses estavam aptos a votar, compareceram 28.433. Mais de 1.500 eleitores anularam seus votos contabilizando um total de 26.860 votos válidos. Destes votos válidos 12.819 foram para o Marió: 45,08%.

Em 2004 o Marió teve 7.717 votos, 33,9 % dos votos válidos. De uma eleição para outra, ele aumentou sua capilaridade eleitoral em 11%.

São esses números que tornam a situação da oposição difícil, a questão é, o Marió consegue passar 30% do seu eleitorado ao Evandro?

Se conseguir, fica difícil batê-lo, pois com a tripolarirazação da eleição, quem tiver 35% dos votos pode vencer a eleição.

Eu não acredito que o Marió consiga, é difícil transferir voto, o Evandro terá que ter capacidade para conquistar seu próprio eleitorado, o que não será fácil. Em sua condição, ter apoio das lideranças religiosas, comunitárias, empresariais, esportivas é fácil, entrementes, não significa ter o apoio daqueles que decidem a eleição: o povão. Neste sentido o que o Evandro terá a seu favor, são as comunidades formadas em nossa cidade por pessoas que não tem origem na cidade, são de fora. Com esse eleitorado ele pode ter mais receptividade. As pessoas da cidade mesmo, da Santa Izabel antiga devem preferir o Gílson Freitas por ser um filho da terra e representar mais essa parcela da população, nisso quem pode perder é o Dr. Gilberto que tinha uma boa aceitação dessa parcela do eleitorado.