MULHER DO PANDEIRO

Nos idos anos 90 dançávamos a mulher do pandeiro, um passo de dança inventado pelo, hoje, Dr. Aliandro Jacques para dançarmos a música Light my Fire de uma de nossas bandas preferidas The Door's. Dançamos a mulher do pandeiro por todo os anos 90 praticamente, porém uma vez foi a mais original.

A Federal estava em greve - só para variar aquele tempo- e fomos acampar em Conceição do Itá, ficamos em uma casa de farinha próximo ao campo de futebol que era no meio da mata. De noite fazíamos a fogueira na beira do campo, tocávamos violão, cantávamos. Na segunda noite fizemos a mulher do pandeiro no meio do campo sob a liderança do Dr. Começamos a rodar em sintonia com a terra no mesmo movimento de rotação e translação batendo as mão acima da cabeça, era praticamente um ritual indígena, rodávamos e escutávamos Light my Fire em um rádio à pilha. Quando o ritual terminou, estávamos todos dispersos, eu só lembro de estar girando, não lembro como saí do centro do campo e fui parar na grande área, encontramos um colega na disperso na mata e os outros estavam dispersos também pelo campo, foi uma experiência fantástica e única na minha vida, nunca havia nem nunca, após este dia, entrei em transe de novo, é surreal perder a noção do real e entrar em nirvana, o nono céu de alguns chineses. 

Para muitos que vivenciaram a experiência, foi um momento mágico, metafísico; para mim foi um transe sugerido pela melodia da música que por ser psicodélica hipnotiza, e hipnotizou. Não foi uma experiência concebida pela magia, foi antes uma experiência sugerida pela mente humana que com as sugestões certas operam maravilhas.