ELEIÇÕES ANTERIORES (E A FUTURA)

A eleição de 2004 tri polarizou entre Gilberto, Cadinho e Marió. Este teve mais de 7.000 votos, esse pouco mais de 5.500 e aquele pouco mais de 5.200. Com a tri polarização, para o Marió vencer sua primeira eleição foi suficiente 34% dos votos válidos

Na última , a eleição bipolarizou entre Gilberto e Marió. Este com mais de 12.800, aquele com mais de 10.000. Marió venceu com 45% dos votos.

O que as últimas eleições nos mostram é que a captação de votos é bem distinta em eleições tri ou bipolarizadas. A campanha tri exige menos votos para se vencê-la, já na bi o esforço é maior, por isso dizem que o Marió gastou mais na segunda que na primeira, por isso vencer a segunda foi bem mais difícil que vencer a primeira, se a última eleição tivesse tri polarizado talvez o Marió tivesse vencido com mais tranquilidade.

Diante disso nos questionemos a quem interessa uma eleição tri ou bipolarizada? Quem ganha mais com a tri ou quem perde mais? Seria melhor para o Gílson a tri ou a bipolarização dado ser um neófito? E para o Evandro
que é um neófito com apoio do palácio, seria melhor tri partir ou bi? E para o Dr., um político experiente com o nome bem massificado, calejado de duas derrotas, as quais perdeu de pé, diga-se; principalmente a última em que a vitória era palpável.

Caros leitores deste blog, estive pensando nisso ultimamente, talvez seja preciso dar atenção a esse aspecto, será que a eleição irá bipolarizar? Se isso acontecer, qual dos três principais candidatos ficará de fora da disputa, que irá só brincar de ser candidato?

Será que  tri polarizará, como parece? E o mais esdrúxulo, começará tri polarizada mais nos últimos 20 dias ficam só dois na disputa de fato (é nisso que acredito). Se ocorre uma coisa ou outra muda toda  a dinâmica de campanha, os acessores políticos dos candidatos devem entender bem estes possíveis cenários.