MT

panis et circensis
No texto de ontem sobre o meso tema disse que a MT está difundida de forma geral na sociedade, porém ela se concentra mais nas invasões e em outros bairros populares, bem como em toda a zona rural, ou seja, quem decide a eleição são os eleitores de comunidades como Novo Horizonte, Bairro Novo, Sagrada Família entre outros,  além da zona rural.

O questionamento que fiz ontem, foi quanto a como conquistar o voto destes eleitores de MT. Sugeri o mesmo método de César como a principal forma a qual defenderei hoje.

É muito difícil vencer a eleição para prefeito de Santa Izabel sem ter que recorrer aos métodos de César, homens de mentalidade  mais simples veem a política como uma oportunidade para conseguir alguma vantagem pessoal, de forma geral as pessoas querem que o político às assista de alguma forma.

Lembro-me de uma experiência do Diego Sousa na nossa última campanha juntos, ele entrou na casa de uma senhora para perdir voto para o Franciel, a senhora alegou que queria terminar o banheiro de sua casa e só votaria para quem comprasse a lajota e a louça sanitária para ela, o Diego passou mais de meia hora nesta casa fazendo o trabalho de conscientização, porém ao final a senhora concluiu:  Concordo com tudo que você disse, mas só vou votar para quem me ajudar.

Esta foi uma experiêmcia do Diego que representa bem o comportamento eleitoral das pessoas de MT, o eleitor quer ganhar, se tiver alguém que dê, esse ganhará os votos.

Diante de tal constatação, fica claro qual o método que aquele que deseja o poder no município deve utilizar, deve beber na fonte de César. A maior prova disso são as duas eleições do Marió em especial a segunda em que até duas semanas antes do plito era dada como certa a vitória do Gilberto, porém o Marió conseguiu reverter o jogo utilizando os clássicos métodos. Por esta razão creio que esta eleição seja mais difícil que as outras para o Dr., pois enfrentará duas frentes com maior poder econômico que a sua, sendo uma das frentes superior ao poder econômico do Marió.

Outra pergunta suscita diante dessas questões, é possível vencer sem o método de César? Eu acredito que é sim, porém o candidato que consegue vencer sem dar nada a ninguém não pode ser candidato dele mesmo, tem que ser um candidato do povo, tem que ter sua candidatura lançada pelo povo, não por ele mesmo. Essa pessoa teria que ter inserção social junto às comunidades mais carentes, um histórico de luta em defesa dessa gente. Tem que ser um líder forjado pelos movimentos sociais. Em Santa Izabel não existe esse líder, por esta razão a política do panis et circensis deve ser a que definirá o futuro prefeito da cidade.

Ouço muita gente criticar os candidatos que se predispõem a gastar em campanha para vencer, a questão que ponho para essas pessoas é como fazer para ganhar sem gastar? Se alguém se mete na disputa pelo poder em um local com as características pollíticas que nós temos, ou ele deve estar pré-disposto a gastar, ou vai apoenas fazer número na disputa, caindo inclusive em descrédito social, imaginem o quanto o método de César é forte eme nosso município, se o cabra for candidato sem ter recurso cai em descrédito com a sociedade e é taxado de louco.

Como disse ontem, não quero fazer uma análise valorativa destas constatações, não quero discutir se é bom ou ruim, quero apenas apresentar o cenário como eu o concebo.