BLOG DO MANUEL DUTRA

Divisão do Pará e a verdade das pesquisas. Quem fala a verdade?

A Folha de São Paulo, que acaba de demitir centenas de jornalistas e outros funcionários, imersa em profunda crise financeira e de credibilidade, afirma, através do Datafolha, que 60% dos paraenses são contra a criação dos Estados do Carajás e Tapajós, e que somente 30% são favoráveis. Tal pesquisa não especifica em que municípios foi realizada a enquete nem dá outros detalhes.

Hoje, no site do Sintepp, que é o sindicato dos professores em educação pública do Pará, está o seguinte resultado:
Sim50.3 % (7965)
Não49.0 % (7753)
Indiferente0.6 % (101)


No site da Rádio Belém FM, os ouvintes dão este resultado hoje:
SOU A FAVOR - 60% (9011)
SOU CONTRA - 40% (6108)

Então, onde está a verdade: no falido jornalão paulista ou nas entidades paraenses sediadas em Belém? Como se sabe, a elite política e empresarial de São Paulo é visceralmente contrária aos novos Estados. E a Folha é um jornal que sempre falou por essas elites, logo...

Outra: Se a diferença em favor do Não, segundo a Folha, é tão grande, porque até o governador Simão Jatene está prometendo entrar "de cabeça" na campanha do Não? Alguns setores do Não parecem desesperados. Como, se a pesquisa Datafolha dá uma margem tão grande favorável ao Não?

Será que não está por aí um esquemão querendo enganar o eleitorado paraense? Será que não poderia também existir um esquemão para tentar interferir nos resultados do plebiscito? Perguntas que exigem respostas.