"O BARCO AFUNDOU"


Versos de música dos amarelos:

"O barco afundou"

"Tão pulando, tão pulando"

"É chicotada neles"


Ao ouvir estas músicas dos amarelos que já dão como certa a derrota do Evandro, fico pensando se não é cedo ainda, principalmente porque eles dizem que estão disparados na pesquisa como asseverou o Diego Sousa: a diferença é astronômica do Gilberto para o Evandro.

Dar "chicotada" em quem se supõe mais fraco sempre cria um sentimento de pena nas pessoas, creio que o Evandro deva crescer nas pesquisas por conta disso. Quem lê o face sabe o quanto os amarelos estão confiantes na vitória, o quanto dão como certa, li alguém que fez uma contagem regressiva "Só faltam 30 dias", 30 dias não para a eleição mas para a vitória do Gilberto.

Está havendo uma inversão do que acontecia no fim da pré-campanha e início da campanha quando  comentava-se que o Evandro passaria por cima do Gilberto, era o forte esmagando o coitado.

Nós izabelenses não gostamos disso, nos passa o sentimento de injustiça. Um bom exemplo do que digo é a nossa torcida em jogos de futebol entre times que nos são indiferentes, sempre torcemos pelo considerado mais fraco em tese, é normal isso.

As músicas do Gilberto reforçam que o Evandro está mal e o Gilberto irá ganhar, a forma como está sendo dita esta mensagem tem tom de humilhação. Ninguém gosta de ver ninguém sendo humilhado, nesse momento da campanha os amarelos fazem isso com os verdes, é só ouvir as músicas e acessar o facebook para constatar isso.

Não que eu tenha nada contra, considero isso uma estratégia de campanha apenas, entrementes observo que não é uma boa estratégia pelas razões que alego. Talvez mais próximo da eleição surtisse o efeito desejado eleitoralmente, pois como ainda faltam muitos dias para a eleição essa mensagem que é boa do ponto de vista eleitoral sofrerá desgaste pela repetição diária, perderá o manto do impacto, além de que deve ser combatida nos debates pelas cidade entre as pessoas.

O grito de já ganhou pertence aos que estão na frente sem dúvida, a questão que ponho é qual o momento de soltá-lo?

Em uma final de Copa dos Campeões o Milan ganhava de três a zero de um time inglês, faltavam 15 minutos para acabar o jogo e a torcida não se conteve diante do elástico placar e do pouco tempo para o fim da partida, soltou o grito de campeão. Imagino que alguns milaneses devem ter gritado ou ao menos pensado "Acaba logo, juiz, que não tem mais jeito, já somos campeões".

Os inglese fizeram três gols em 15 minutos, dois nos últimos cinco minutos e foi campeão nos pênaltis.

A pesquisa dos amarelos deve colocar o Dr. pelo menos uns 15% na frente, se não for pelo menos essa a diferença, penso que esteja cedo para tanta euforia tem muita água passando embaixo da ponte ainda.