19º

Vai começar o 19º Festival da Farinha de tapioca em Americano. É uma linda festa feita pelo povo da vila querida. Ano passado tive a oportunidade de participar desta festa.

O festival engrandece sobre maneira a cultura izabelense.

Espero que este ano a prefeitura dê o apoio que os organizadores necessitam para realizar a festa.

Sou contra a ideia de que o poder público deva promover tudo quanto é tipo de evento, deve ser a  sociedade a responsável. O exemplo do pessoal de Americano é o paradigma a ser seguido, toda comunidade deveria valorizar sua própria cultura, como em Americano. Assim que deve ser, a sociedade civil organizada como titular da ação, sem esperar só pelo poder público.

No Tauá tem comunidade no interior que se a prefeitura não bancar, não tem o Círio, eu acho um absurdo, um desperdício de dinheiro público, porque a própria comunidade deveria assumir este papel. A função da prefeitura não é bancar o evento, é ajudar, é ser parceiro para juntos, sociedade e poder público, caminharem. Não sei se em santa Izabel ainda é assim, mas no tempo do Simão era, tinha muita comunidade que ficava esperando pelo prefeito para fazer alguma coisa.

No caso de Americano, o obtuso é que, mesmo a comunidade se mobilizando para o evento, a prefeitura não foi parceira, os organizadores tiveram dificuldades em coisas básicas para o evento como o palco, e a prefeitura tinha um.

Não sei o que explica a passividade da prefeitura em relação ao festival de Americano, pois é uma linda festa que enaltece o nosso povo, a festa é mais bonita, porque é a própria comunidade que a promove, o evento é fruto do esforço e do suor de cada morador da vila que carrega um esteio, que produz a farinha, que varre a praça e a enfeita, é uma festa do povo para o povo.

Quem nunca foi, não deve perder a oportunidade de conhecer este evento e suas especiarias de farinha de tapioca.

Aproveito a oportunidade para pedir ao amigo Kennedy que me envie a programação da festa para eu compartilhar com os leitores deste blog.

Em nome do Kennedy, mando um forte e apertado abraço a todos que deixam sua vida em segundo plano para realizar este belo evento.