ABUSO POLICIAL Nº 3

Dentre todos acho que este foi o mais grave. O Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu a marcha em defesa da legalização da maconha que aconteceria em São Paulo no final de semana passado, até aí tudo bem certo? Errado! É tão constitucional o direito de protesto como o é o de ilegalidade das drogas, os manifestantes foram fazer o seu protesto normalmente como estava agendado, acontece é que como a justiça proibiu e a policia apareceu e mandou bomba de gás e cassetetes nos manifestantes. Aqui está em jogo o direito de se manifestar sobre o que acreditamos ser certo ou errado e não é a constituição ou o julgo de um senhor das leis que deva impedir isto, até mesmo porque eu acho que a nossa constituição está cheia de furos e são tão a favor da revisão da constituição como acho que deva ser cada cidadão deste país e aí o que vai acontecer como e com aqueles que acham que a constituição deve mudar, afinal também esta lá que todo cidadão tem que zelar pela constituição e pelo seu cumprimento.
Defendo e defenderei que os caras façam a sua marcha em defesa da legalização da maconha, o que tem pô! Os caras tem o direito de defender o que acreditam, o estado e nenhum cidadão tem o direito de impedir isso, por mais que eu seja contra a legalização, eu não posso proibir que outros sejam a favor e nós já passamos do momento histórico do estado Brasileiro reprimir com violência qualquer protesto que seja, eu protesto, você proteste, que assim nós protestaremos e o estado? O que faz?
 
Blog do Tiago Sousa
 
 
COMENTÁRIO DO BLOG
 
Muito boa a postagem do Tiago do ponto de vista da vanguarda, porém do ponto de vista legal e da teoria do Estado não podemos dizer que houve agressão desnescessária da polícia, mas sim um recrudescimento do Estado diante de uma ilegalidade, o que dá no mesmo por um prisma diferente.
A apologia a drogas é crime previsto no Código Penal, protestar em defesa da maconha, não é o mesmo que protestar por direitos como em uma greve. Diante da ilegalidade, portanto, a justiça se pronunciou e autorizou a polícia a reprimir a ilicitude, e para um bom soldado, ordem dada é ordem cumprida. Achei até que a polícia estava bem preparada para reprimir manifestantes, algumas armas diferentes como a que lançava 4 bombas de gás ao mesmo tempo e que provocou a debandanda inicial dos protestantes.
De fato as leis têm que se adequar à realidade social, se há  manifestações constantes e em vários lugares do país para defender a legalização é sinal de que uma parcela da sociedade se interessa por isto. Creio que a legalização da maconha é questão de tempo, uns 30 anos ou menos. 
É sempre assim, é só ver a história mais nada, todo direito polêmico surgiu de lutas entre os interessados e o Estado, os principais foram os diretos trabalhistas conquistados com sangue.
A cada ano a Marcha vai aglomerar mais gente, esse combate com a polícia terá um efeito multiplicador, se eu estiver certo, na próxima marcha em São Paulo vai dobrar o número de manifestantes, se isso acontecer minha análise pode está certa, porém se der menos manifestantes, aí minha teoria de que é questão de tempo a legalização estará errada.
Vamos aguardar até a próxima marcha.