Desconstruindo o doutor Martin
Arrepia os cabelos a leitura da entrevista, publicada em “O Liberal”, neste domingo, concedida pelo doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, André Roberto Martin.
O objeto da entrevista é apresentar o prejuízo que seria a divisão do Pará em três estados.
O pensamento de Martin, contrário à divisão, tem fundamentos tão capciosos que chegam às raias do proselitismo ariano.
Martin acusa o pacto federativo getuliano (compensação de representatividade política a quem tem menor poder econômico, que visava equilibrar a lógica proto colonialista do eixo norte-sul), como o grande beneficiado na operação.
Afasta a oportunidade da divisão do Pará, alegando, estoicamente, que o fato só aumentaria a representatividade do Norte, pobre, em detrimento do Sul, rico.
O seu pensamento de consolidação de conglomerados econômicos repete a cínica tese delfiniana de que é necessário concentrar riqueza para que ela vaze moedas em distribuição: nada mais anacrônico para um mundo em que o Consenso de Washington está cremado.
Para fundamentar a sua tese de que é preciso privilegiar o valor econômico, Martin comete uma inverdade geopolítica, ao dizer que “O modelo dos Estados Unidos é exemplar nesse ponto de vista, porque primeiro o território novo adquire uma certa densidade demográfica e econômica para depois ascender à condição de Estado membro da União”.
A formação territorial da federação norte americana não obedeceu a esta lógica: não se esperou colônia alguma ter consolidação econômica pois elas foram divididas do ponto de vista puramente estratégico territorial. Os demais estados seguiram o mesmo juízo e o último deles simplesmente foi adquirido com um cheque.
Notem o que o Doutor Martin diz em certo ponto: “Olha só, criou-se o Estado, a União é responsável pelos investimentos em educação, criam-se universidades federais nessas áreas. Será que Roraima e Amapá precisam de universidades? Será que está certo o governo federal fazer esse tipo de investimento? Não é um desperdício? Será que não seria mais vantajoso concentrar os investimentos em educação e universidades nas áreas mais densas da região, como Belém e Manaus?”
Ao ler isto eu levantei da poltrona, fiquei meio atordoado e fui olhar a paisagem para pensar: será que tudo o que eu aprendi sobre democratização e universalização do ensino está errado?
Eu sempre achei que a escola tem que sair dos seus muros e alcançar o estudante onde ele estiver. A República não pode medir esforços para colocar uma faculdade aonde exista gente a educar. Não é desperdício educar.
Se alguém que mora em Tucuruí, no Pará, não pode vir para Belém para cursar uma universidade, como um estudante de Roraima pode fazê-lo? Onde mora o doutor Martin, para achar que é possível vir de bicicleta de Macapá ao Campus do Guamá?
A entrevista então caminha para um anacoluto: Martin admite melhora nos índices gerais dos estados que se emanciparam, mas argumenta que é só porque eles se emanciparam...!?
Ato contínuo, como a querer corrigir o círculo, afirma que olhar somente a melhora do estado emancipado é descontextualizar a vista do país como um todo, e não ver o que ocorre a nível nacional.
Meu caro Doutor Martin, eu desconheço que o Rio Grande do Sul, ou o Piauí, tenham tido algum problema porque o Tocantins virou Estado.
Impressiona a pobreza conjuntural do doutorado de Martin, que o faz imaginar que, dividido o Pará, as duas unidades federativas originadas cortarão imediatamente o contato político econômico e financeiro com o originário, e Belém, como o maior centro da região, não mais receberá o fluxo cotidiano natural que já consolidou.
Ao contrário, a exemplo do que houve em outras divisões, o fluxo não só permanece como aumenta, pois com o aumento da circulação econômica do todo, o centro nervoso, que era a capital do estado, ganha valor agregado, passando a ser o ponto de convergência do aglomerado regional.
Daí pra frente a entrevista cai nos clichês: divisão é coisa das pequenas elites; o poder político destes novos estado será exercido pelas elites microrregionais e et caterva.
Termina a entrevista com falácias e má informação ao dizer que, nas divisões do Mato Grosso e Goiás, os estados originários saíram perdendo: não é verdade.
Ambos, desde a divisão, não perderam 1 centavo sequer de PIB e mantiveram o crescimento econômico médio que vinham obtendo, no caso de Goiás, com maior pujança.
Sinceramente, aos bizarros argumentos do doutor, chocam-me menos aqueles que se baseiam puramente no sentimento de que não devemos dividir porque somos a terra de ricas florestas fecundadas ao sol do Equador.
Blog do Parsifal
COMENTÁRIO DO BLOG
Leiam o texto do doutor Martin, qualquer coincidcência entre o texto dele e o do Tiago Sousa é mera coincidência, não estão os dois a serviço dos interesses de O Liberal.
"Entrevista com o doutor Martin publicada em “O Liberal”, na edição de domingo, 28.02.2010."
About Me
- BLOG DO BRUNO MARQUES
- Professor de Língua Portuguesa e mestrando do Instituto de Ciência Jurídica da UFPa.
Acessos
Category List
- Cultura (1)
- Juventude (1)
- Política (2)
- Política Pública (3)
- PP (3)
Blog Archive
-
▼
2011
(2100)
-
▼
maio
(194)
- DO BLOG DO VETERANO
- AMERICANO É MEU LUGAR
- 2ª PROPOSTA DO PPS PARA A REFORMA POLÍTICA
- BARBÁRIE
- Os alaridos tucanos
- Professores cobram a implantação do Plano de Carre...
- COMENTÁRIO DO LINO
- BLOGSFERA
- COMO É ISSO?
- RESPOSTA AO JORNAL IZABELENSE DESTAK
- PROBLEMAS
- PARA O BLOGUEIRO DIEGO SOUSA
- CHAMADA
- AMERICANO
- TV TACAJÓS
- 1ª PROPOSTA DO PPS PARA A REFORMA POLÍTICA
- DIEGO SOUSA
- AMERICANO
- REUNIÃO
- PROPOSTAS DO PPS
- ARRECADAÇÃO DO MUNICÍPIO DO MÊS
- CONTA DE ÁGUA
- Em guarda
- 7.000 acessos
- CANDIDATURAS
- UM REGINALDO
- Desconstruindo o doutor Martin
- Nafissatou Diallo
- BLOGUEIRO FAZ SUCESSO NO TAUÁ
- CONTRADIÇÃO
- EU JÁ SABIA
- ÚLTIMA ANÁLISE DO TEXTO DO DIEGO
- É MERA COINCINDÊNCIA
- OBSERVEM OS NÚMEROS
- CQC
- MAIS UMA AMEAÇA! CHEGA FIQUEI NERVOSA
- ANARQUISTA
- CHORANDO DE BARRIGA CHEIA
- Cuspindo chamas
- STF extingue mandado de segurança contra o plebiscito
- Benevides sofre com administração Edimauro
- QUEM NOS DÁ O DIREITO?
- ANÁLISE DO TEXTO DO DIEGO-V
- IMPORTÂNCIA DO DEBATE
- OLHA ESSE DEBATE: ALTO NÍVEL
- ABUSO POLICIAL Nº 3
- DO BLOG DO TIAGO SOUSA
- ANÁLISE DO TEXTO DO DIEGO-IV
- NO PT
- MENOS
- E AGORA?
- DOAÇÃO
- ANÁLISE DO TEXTO DO DIEGO-III
- ANÁLISE DO TEXTO DO DIEGO-II
- Blogosfera Izabelense Ganha Mais um
- Hoje é dia de doação de Sangue no Sesp em Santa I...
- Obama declara apoio a um Estado palestino soberano
- Professora de 39 anos é presa por se relacionar co...
- ENQUETE NO BLOG DA PROFESSIRA EDILZA PARA PREFEITO...
- Ação importante
- O CARA
- NO BUSÃO
- AGRADECIMENTO
- A PERSPECTIVA IDEOLÓGICA
- Dr. ALVES
- QUAL É?
- Os ministros consultores O "Estadão”, fr...
- Toda a população do PA deve participar de plebisci...
- ANÁLISE DO TEXTO DO DIERGO-I
- E O QUE SERÁ?
- A ESSÊNCIA DE CADA UM
- CIRURGIA
- BLOG DO DIEGO ALCANÇA A MARCA DE 8.000 ACESSOS
- Bruno, que cachaça tu fumaste?
- O Erro do Pastor
- PODEROSA
- Convivendo com os contrários A adversida...
- Reeleição caiu no gosto da sociedade
- O passado não condena
- VIRANDO O JOGO
- RASPADINHO: não gostei!
- Vamos todos dizer NÃO A DIVISÃO de nosso Estado.
- Convite Imperdível!
- Cícero: como anda o caso?
- Professor Mário deixa Unidade na Luta.
- BRINCADEIRA NO FACEBOOK ACABA EM MORTE
- Corrupção no futebol
- Para Jair Bolsonaro Se esse homem desc...
- O PT e as eleições 2012
- Blogueira É Sucesso de Visitas
- PR vem aí...
- Aí se fosse nosso...
- A musa da mamata
- SEFA: DIOE INVESTIGA LIGAÇÃO DE PUTY EM SONEGAÇÕES
- COMENTÁRIO DO COMENTÁRIO
- PRÉ-CANDIDATOS
- PERGUNTAS PARA O DIEGO SOUSA
- QUADRILHAS DO INTERIOR
- 2.000.000
- Dilma banca Ana de Hollanda
-
▼
maio
(194)
Followers
Minha lista de blogs
-
-
EDITAL DO TSE UNIFICADO 2024, saiu!Há 5 meses
-
-
Chico BuarqueHá 8 anos
-
VELOCROSS EM AMERICANOHá 9 anos
-
-
Novo endereço do Pirata!!!Há 9 anos
-
-
-
NOVA CLÍNICA DA CIDADE!Há 10 anos
-
AGRADECIMENTOHá 10 anos
-
-
II Feira Ambiental do CEALHá 11 anos
-
TODO O CICLOHá 12 anos
-
-
-
-
-
-
-
Postagens populares
-
Quatro garotas de Santa Izabel criaram um Blog novo sobre artesanato, moda, design urbano, entre outros. Estão expostas peças do ateliê dela...
-
O quadro de cima é de Di Cavalcante o de baixo é de Botticelli. No quadro do italiano percebemos a influência renascentista do período,...
-
Frase que ouvi domingo de uma popular: "Amarelo é atenção, verde é siga em frente, é esperança".
-
Não se deve fazer a crítica pela crítica, nem a oposição para mera oposição. Devemos fazer a crítica e a oposição para contribuir com o d...
-
É isso mesmo, na Aratanha. Quem passou pela Aratanha nesses últimos dias verificou uma enorme vala no meio da rua, segundo informações ...
-
O Portal Santa Izabel que diga-se de passagem é o site mais acessado da cidade, colocou no ar a seguinte enquete: DOS PROVÁVEIS CANDIDATO...
-
Erros do Gestor Municipal Tantos empresários na luta pela prefeitura. Achando que podem administrar a coisa publica como se fosse suas e...
-
A Escola de Samba campeã do ano passado, Unidos da Tijuca, inaugurou sua nova quadra do samba, nela há um banheiro masculino, femino e o WC ...
-
Amanhã será comemorado o aniversário de um dos principais concorrentes ao palácio Capitão Noé de Carvalho, Dr. Gilberto irá comemorar seu ní...