ANÁLISE DO TEXTO DO DIEGO-V

Primeiro caro amigo sou sim um socialista convicto, e por sê-lo é que não consigo conceber esta divisão desta forma, veja só alguns dos envolvidos nessa tentativa de dividir o estado: Sebastião Curió Major da Ditadura, homem que reprimiu, torturou e perseguiu pessoas que lutavam por liberdade e que tem uma enorme "liderança" no possível estado de Carajás, além dele o cara de pau Lira Maia Deputado Federal do DEM que representa a classe empresarial de sua região onde pode surgir o estado de Tapajós, mais o Asdrubal Bentes que é um dos maiores latifundiários deste estado, então eu pergunto: é a eles Bruno que queres confiar a vida desta gente simples e humilde?

COMENTÁRIO DO BLOG

"Primeiro caro amigo", não nego que sejas um socialista, o que critico é a nossa formação socialista que é feita na tora, por isso criamos conceitos deturpados, e este trecho do seu texto é perfeito para exemplificar isto.
Observe que no geral você faz uma contra posição dos poderosos que você exemplifica e o povo, colocando estes como "gente simples e humilde" como se povo fosse uma criança indefesa que deva ser protegida dos seus perseguidores.
No verdadeiro socialismo o povo não deve ser visto desta forma, porque são eles os agentes da revolução e se nos o considerarmos "uma gente simples e humilde" significa dizer que o povo é a massa de manobra que os socialista utilizariam para chegar ao poder. Os socialistas não querem chegar ao poder pelo poder, mais querem chegar ao poder por acreditarem que sua forma de conduzir o Estado promoverá um bem estar maior para o povo, e neste cenário o povo é o protagonista da sua histórico, pois é isso que o povo é, e eu o louvo por isso, o povo é como a água que não cabendo na opressão da pequena vasilha transborda. Esse é o enredo de todas as revoluções e quando são do povo são sempre legítimas, pois o estado existe para o povo e não ao contrário. Portanto Diego, não diminua esse agente revolucionário histórico que é o povo, é deturpado ver o povo como "gente simples e humilde" que necessita de um salvador, que necessita de proteção.

Em segundo lugar observo que não há relação lógica em você ser socialista e  não concordar com a divisão do Estado por causa do Lira Maia, do Astrúbal, do Curió, pois essas pessoas só continuarão a ter a mesma influência que já têm, ou então por um silogismo, devo acreditar que não és paraense porque tu és socialista, pois o Asdrúbal, o Lira e o Curió são do Pará, isso não fere o seu sentimento socialista? Não seria melhor então nós nos livrarmos deles e termo um Estado sem esse opositores do socialismo?