Bruno, que cachaça tu fumaste?

BLOG DO BRUNO MARQUES

Acredito que o blogueiro esteja vivendo em um "digimundo", pois no Pará real a tal divivisão vendo sendo pautada as décadas pelos latifundiários, madereiros e políticos ligados a eles, só não me espantei com os argumentos do amigo, porque depois que li em uma de suas postagens onde ele falava que o PMDB é uma ave de rapina e que ele(Bruno) considera que o prefeito de Santa Izabel Marió Kató é um dos poucos daquela legenda que não buscou enrriquecimento próprio foi no minímo hilário, todos sabem que o Prefeito tem como secretários de seu governo, a irmã no comando da educação, o primo na SEMMA, a cunhada nos transportes, a esposa na SEMTEPS, o meio-irmão no SAAE, e por aí vai, será que enriquecer a familia também não o beneficia? E agora meu amigo Bruno me sai com essa!
Primeiro caro amigo sou sim um socialista convicto, e por sê-lo é que não consigo conceber esta divisão desta forma, veja só alguns dos envolvidos nessa tentativa de dividir o estado: Sebastião Curió Major da Ditadura, homem que reprimiu, torturou e perseguiu pessoas que lutavam por liberdade e que tem uma enorme "liderança" no possível estado de Carajás, além dele o cara de pau Lira Maia Deputado Federal do DEM que representa a classe empresarial de sua região onde pode surgir o estado de Tapajós, mais o Asdrubal Bentes que é um dos maiores latifundiários deste estado, então eu pergunto: é a eles Bruno que queres confiar a vida desta gente simples e humilde? A eles que só defendem seus próprios interesses, pois não se iluda, no momento em que estes estados forem criados seram eles ou seus semelhantes que tomaram o poder, e afirmo será a volta do cabresto, do chicote e da chibata na hora de votar, acredito que toda a divisão é legitima sim, a partir do momento em que ela parte da revolta do povo, insatisfação dele e não dos interesses escusos de um determinado grupo, acaso achás que oligarquias como a do Sarney no Maranhão colaboram para a melhoria da vida daquele povo sem esperança? E quando o estado do Amapá foi criado, ele foi pensado justamente para atender mais um feudo e por "coinscidência" o Clã Sarney se hospedou lá como um parasita de onde jamais sairá, sendo José Sarney Senador quantas vezes quiser.
Mas não vá me dizer que não tem problema e que você é adepto da teoria Barbaliana: "rouba mas faz", pois entregar este povo nas mãos destes maus políticos será um atentado contra a dignidade humana e eu por convicção não participarei deste fato lamentável.
No Plebiscito vou votar NÃO PELA DIVISÃO DO PARÁ! e conclamo os que amam nossa terra a fazerem o mesmo!
Blog do Diego Souza
COMENTÁRIO DO BLOG
Tenho muito o que dizer sobre esta postagem do companheiro Diego. Pensei em escrever um texto mas não ficaria bom, pois seria por demasiado extenso, por isso resolvi fazer uma análise morfológica tal qual os biólogos fazem ao estudar um corpo orgânico.
Todos os dias vou postar um trecho do texto pertinemnte de análise e o comentarei, esse será o método.
Entrementes não começarei hoje a análise do texto em si. Hoje quero pedir ao Diego que, apesar do peso das responsabilidades de ser pai, marido, empreendedor, militante político, na medida do possível, lógico, não se ausentasse por tanto tempo da blogsfera, como disse a Beth, você é a "autêntica voz da resistência". Nesta teia intrincada da vida cada um de nós tem sua importância pro desenvolvimento dela, você ocupou um espaço chave nesta teia, a sua mora é sentida.
Quero redizer ainda que ao leio os textos do Diego, vejo-me há 13 anos, por esta razão quando falei sobre a "a fraqueza ideológica dos nossos socialistas", eu me incluia também, mas não o eu de hoje, o eu que um dia eu fui, me afastei um pouco do socialismo, me aproximei mais da social democracia, porém não essa do PSDB que é mais Liberal, a social democracia é só sigla.
Cursos de formação política devem ser uma constante na preparação da militância de esquerda, mas infelizmente isso não acontece, aprendemos o socialismo na tora, sem consistência teórica, só temos contato com alguma doutrina socialista se fizermos uma universidade pública, e mesmo assim é lendo sozinho entendendo as teses do jeito que dá. 
O Diego fez um curso de formação no PT sobre a teoria de Gramsci. Isso aconteceu uma vez, deveria acontecer sempre. Quando fiz o citado comentário queria dizer na realidade isso que explico acima, de forma alguma quis dar a impressão de que o Diego tenha alguma culpa disso, trata-se de um problema de estrutura.
Não se aprende na doutrina socialista a ser regionalista, bairrista, patriota, pois esses sentimentos aprisionam o homem e geram discriminação e preconceito. O discurso patriota se aprende na doutrina militar, na doutrina americana, os socialistas estão do outro lado disso, estão na defesa do homem quer seja ele quem for: paraense, maranhense, branco, negro, gay, hétero, pelo menos é assim na doutrina, não só da esquerda como, e principalmente, na extrema esquerda como os anarquistas que pregam a liberdade incondicional do homem, para um anarquista o homem só é livre quando todos os homens forem livres.
E ser livre é o que o povo esquecido do nosso Estado quer: Livre do descaso, livre da opressão, livre da injustiça, livre do abandono.
E a propósito, cachaça não se fuma, se traga e com vagar para sentir o seu sabor na lígua, principalmente se for qualquer cachaça da Salinas mineira, ou uma Seleta, ou uma Nega Fulô, ou mesmo, apesar de alguns protestos, a Sagatiba (Nunca provei a Havana, dizem que é fantástica).