DIVISÃO

Sou contra a divisão territorial de nosso estado, não me levem a mal os paraenses do sul, sudeste e oeste do estado mais é fato que a concentração de miséria e o descaso neste estado não está somente nestas regiões digo isso pois moro na região metropolitana de Belém e não vejo a maravilha de estado que meus amigos dizem ser o Pará somente em nossa região, a muito tempo que o estado vem sofrendo com os governos que não deram a atenção que deveriam ao nosso povo, além do que esta divisão está sendo muito mais pautada pelo interesse político das oligarquias que comandam estas regiões e que querem se apoderar das novas unidades afim de promover a melhoria financeira de seus feudos e ter finalmente a oportunidade de se toranarem absolutos no poder do que realmente quererem dividir o Pará para beneficiar o povo, sou por um Pará Grande e unificado e contra a volta do chicote e da chibata na hora do voto pelos coronéis que querem retalhar o nosso amado estado.
No Plebscito vou votar NÃO PELA DIVISÃO DO PARÁ! e conclamo os que amam nossa terra a fazerem o mesmo!
 
Blog do Diego Sousa
 
COMENTÁRIO DO BLOG
 
Com todo respeito à opinião do Diego, apesar de não concordar em nada com tudo o que foi dito, o texto me faz perceber a fraqueza ideológica da nossa esquerda. Os socialistas em geral são internacionalistas, pois compreendem que o bem do socialismo é para todo homem independente de raça, cor ... Bom, é assim pelo menos em teoria.
Achei de última este argumento emocional bairrista típico dos militares patriotas de nossa ditadura recente, os socialistas não são patriotas, são universalistas. Não devemos renegar o povo dessa imensidão do estado ao atraso porque amamos o Pará, devemos amar as pessoas, se divisão melhorar nossa região Norte que se divida então. Nossa região só se desenvolve se dividir. serão 10 de investimento federal em cada Novo Estado até a autosificiência. milhres de empregos e cargos públicos vão ser gerado. A justiça vai chegar aonde nunca chegou. Vai ser juiz no Sul do Pará? Na Terra do Meio? Tem lugar neste Estado em que a única lei é o art. 38, calibre 38.
O argumento do Diego é o mesmo dos militares na ditadura, compare: "Ame a pátria ou deixe-a", slogan dos militares.  "No Plebiscito vou votar NÃO PELA DIVISÃO DO PARÁ! e conclamo os que amam nossa terra a fazerem o mesmo!", discurso do Diego. Alguma semelhança?
E essa teoria da conspiração de que os poderosos querem criar feudos e garantir seu currais e ... Não sei quem o Diego está chamando de poderoso que quer se dar bem, pois muitos políticos de seu partido tem forte liderança nessa regiões que querem emancipar-se. Zé Geraldo, Ganzer, os Martins entre outros. Creio que o próprio PT deva se reforçar na região Norte com a divisão, então não é questão de "poderosos", é questão de legitimidade. No preâmbulo da sagrada Constituição Americana está escrito: quando um Estado não é capaz de gerar o bem comum ele tem que ser revolucionado, o Estado do Pará se encontra nesta situação, é legítimo para os seres humanos que estão à margem do Estado Democrático de Direito, exigirem uma organização político-administrativa própria, é legítimo. Sem esta historinha de que amamos o Pará e os nossos irmãos que se explodam. Em Altamira os poderosos tomam terra dos colonos na marra, o Estado sabe, mas não tem força de reintegrar a terra ao mais fraco. O nome disso é ausência do Estado. Isso é uma vergonha, como podemos querer continuar com isso, só por amor?