Resolução do PT destaca fragmentação oposicionista

O Diretório Nacional do PT divulgou neste sábado (30) uma resolução política que registra as “tarefas prioritárias” da legenda para 2011. Referindo-se ao ex-presidente Lula como “liderança máxima”, o documento (leia a íntegra abaixo) alfineta a oposição ao dizer que, em razão das “seqüelas do último pleito” presidencial e graças às “contradições internas, os adversários do PT e do governo Dilma fragmentam-se”.

Leia as resoluções práticas formalizadas pelo Diretório Nacional do PT:PT aprova refiliação de ex-tesoureiro Delúbio Soares
Dutra passará presidência do PT para Rui Falcão

Citando os acontecimentos recentes que demonstraram o enfraquecimento oposicionista – êxodo de quadros do DEM rumo ao recém-criado PSD, disputa de caciques no PSDB, etc –, o texto aponta a “profunda crise de identidade” que culminou com artigo recentemente publicado pelo tucano Fernando Henrique Cardoso, no qual o ex-presidente sugere que a oposição esqueça o “povão” e mire as ações partidárias na classe C. “(...) até seu patrono intelectual desistiu de dialogar com o povo”, diz trecho da resolução.

“O esvaziamento do DEM, desidratado pelo lançamento do PSD em formação, acena para eventual fusão com o PSDB. Envoltos numa guerra de cúpula pelo comando do partido e às voltas com a debandada de seis vereadores paulistanos, os tucanos debatem-se à procura de um rumo para a oposição. Em grande medida, tanto o DEM quanto o PSDB, que sempre atuaram a serviço da globalização neoliberal, hoje em crise, vivem também – e por isso mesmo – uma profunda crise de identidade”, destaca o documento.

Leia também:Agripino: "O PFL nunca deveria ter mudado de nome"
Irajá Abreu: "O DEM se distanciou do povo"

O partido inicia o texto da resolução dizendo que os fatos ocorridos entre a reunião anterior do diretório e a que está em curso em Brasília, ontem (sexta, 29) e hoje, “são amplamente favoráveis” ao projeto político petista. O caráter de continuidade do governo é ressaltado logo nas primeiras linhas.

“(...) permanece inconteste a preferência do PT sobre os demais partidos brasileiros, em todos os setores sociais, – prestígio que sobreleva quando se consolida a popularidade, aqui e no exterior, do companheiro Lula, liderança máxima e presidente de honra do PT. Depois, mas não menos importante, é a expressiva aprovação popular da presidenta Dilma Rousseff, que, ao final dos 100 primeiros dias de governo, confirma nossas expectativas de que daria continuidade, com atualizações necessárias, às mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais empreendidas pelo governo Lula”, diz outro trecho da resolução, mencionando a inclusão de Dilma na lista das cem principais personalidades do planeta elaborada pela revista norte-americana Time – status também atingido por Lula durante sua gestão.

Com referência à recente viagem de Dilma à China, o partido também registra os avanços obtidos na era PT em relação à posição do Brasil no cenário mundial, com destaque para as ações iniciadas por Lula quanto às “relações Sul-Sul, integração regional, ênfase na relação com África, democratização das instituições internacionais, multilateralismo, paz”.

Seis pontos foram apontados entre as aspirações do PT para o futuro próximo: a realização de uma reforma político-eleitoral com participação popular; a luta pela democratização da comunicação de massas; a aprovação de uma reforma tributária; a organização do partido com vistas às eleições municipais de 2012; “a continuidade do debate ideológico, cultural e político contra as visões de mundo conservadoras, derrotadas em outubro de 2010”; e a ampliação dos vínculos com a classe trabalhadora, em que pesem pautas em tramitação na Câmara dos Deputados, como a redução da jornada de trabalho.

 
Blog da Edilza