CINEMA NACIONAL

Estou de férias da faculdade o que me permite assistir a alguns filmes.

Para efeito do que quero falar sobre o cinema nacional farei analogia entre o filme Tropa de Elite 2 e o hollywoodiano Imortal.

O filme I|mortal apresenta todos os ingredientes básicos de um filme americano produzido em Hollywood: efeitos especiais, pancadaria, romance, heroi virtuoso...

O enredo é previsível com suas fases bem definidas: Normalidade, quebra da normalidade, resolução do conflito e volta à normalidade.

Os filmes brasileiros apresentam enredos mais criativos, lembro aqui O Homem que Copiava, Ciadade de Deus e Tropa de Elite 2 que apresenta uma ruptura com fórmula de enredo hollywoodiano.

Primeiro apresenta em seu enredo o in mediam res que sempre enriquece qualquer narrativa. Essa técnica narrativa é uma herança das cantigas medievais portuguesas que nos influenciaram. Em segundo lugar não apresenta o tradicional romance que todo filme de holywood tem, antes percebe-se um drama pós-conjugal. Em terceiro lugar, o heroi de Tropa de Elite não é um chato heroi virtuoso que só faz o que é correto suprimindo assim sua faceta humana. Em fim, o enredo é imprevisível.

A força do cinema nacional está no enredo e na produção que melhoraram muito nos últimos 15 anos.