ELEIÇÃO

Caros leitores deste blog, farei uma afirmação hoje que é fruto da minha percepção política, de como eu vejo e entendo a política em nossa república. O bom da afirmação que vou fazer, é que ela poderá ser avaliada como verdadeira ou falsa daqui a alguns dias, no dia 7 de outubro saberemos se minha análise era consistente ou não.

O Dr. Gilberto perderá mais uma eleição.

Quero advertir novamente que não faço essa afirmação com achismo, faço-a com base em minhas observações do cenário político atual e da história política recente da república izabelense.

Vários são os sintomas que indicam isso, porém o principal é a diminuição das intenções de voto no Dr.. Nas outras eleições, neste período, início do ano eleitoral, ele sempre apresentou mais de 60% de intenções de voto. Nesta eleição ele não chega em 40% com Cadinho e tudo. O que podemos concluir disso?

Podemos concluir que se o Dr. não conduzir sua campanha de forma profissional, trabalhando com pesquisa, com equipamento técnico de qualidade e com um discurso forte de oposição com uma bandeira bem definida, que ao meu ver seria a melhoria de nossa organização urbana e a questão da segurança pública, se nada disso for feito, o resultado será mais uma amarga derrota.

Pelo que conheço o Dr. e as pessoas que o acompanham, nada disso será feito, creio que a campanha será conduzida da mesma forma de outras vezes, acredito que no palanque do Dr., assim como das vezes passadas, o nome dos adversários serão mais falados em palanque que o seu.

Se não houver um choque de gestão no direcionamento da campanha do Dr., o final é conhecido. Afinal se com um capital de 60% de intesão de voto, pelas questões que elenquei acima, ele perde; imagina se já começa com menos de 40%?

O que o comendo da campanha do Dr. precisa entender é que ele não precisa ganhar voto, ele só precisa não perder, esse é o paradigma, neste sentido a campanha deve ter outro direcionamento, é muito simples isso.

O que digo ajuda a entender essa coisa absurda que acontece nas nossas eleições, o candidato que é sempre super bem avaliado nas pesquisas, nunca governou a cidade, não se explica isso que não por deficiências técnicas no direcionamento da campanha, não é só questão de falta de dinheiro como muitos dizem, R$350.000 é um bom dinheiro para se tocar uma campanha, bem tocada.

Só quem ameaça a vitória do Evandro é o Gílson Freitas, e o PMDB sabe disso, o PMDB já sabe como ganhar do Dr. conhece suas deficiências e falhas, sabe que na campanha dá para virar, por isso se dá ao luxo de ter como cadidato um ilustre desconhecido.

Entretanto o Gílson Freitas não pode cometer os mesmos erros do Dr., se não o destino é igual. Tem que ter uma campanha conduzida de forma profissional. O exemplo a ser seguido é o do PMDB, no mínimo precisamos conquistar a paridade de armas, para termos chance de conquistar a mudança que tantos desejam.

P.S.: Quero lembrar ao leitor deste blog que em 9 de setembro de 2009 fiz uma postagem intitulada AH! ANA em que fiz análise da conjuntura e expliquei, porque a Ana perderia para o Jatene, ela perdeu. Da mesma forma acredito no que digo acima, mas aguardemos a campanha começar oficialmente para avaliarmos, é sob esta pespectiva que acompanharei as eleições.