Flexa desiste e PSDB vai tentar a PMB com Zenaldo

PSDB vai anunciar, até o final deste mês, a candidatura do deputado federal Zenaldo Coutinho à Prefeitura de Belém. Zenaldo disputava, dentro da legenda, a vaga com o senador Fernando Flexa Ribeiro que já admite publicamente que poderá desistir de concorrer. O motivo da desistência é que o senador não deseja disputar uma eleição com o ex-governador Almir Gabriel, de quem é amigo de longa data. “Se o Almir for candidato, não irei disputar com ele. Essa é uma questão de foro íntimo”, disse Flexa Ribeiro em entrevista concedida ontem ao DIÁRIO.


Embora o PTB, partido a que Almir está filiado não tenha fechado questão em torno do nome do ex-governador, ele é até agora o mais provável candidato da legenda à prefeitura da capital. Uma decisão dos petebistas só deve sair em abril ou maio e dentro do PSDB há o entendimento de que seria arriscado esperar até lá para lançar o candidato tucano. O próprio Flexa admite que é preciso começar logo o trabalho em torno do nome do pré-candidato. “Precisamos fazer um trabalho de fortalecimento do nosso indicado”, disse.

POPULARIDADE

A favor do deputado federal pesou também o desempenho nas pesquisas de opinião, feitas para consumo interno das legendas. Os sinais de que Zenaldo seria o candidato tucano foram dados pelo governador Simão Jatene no início deste mês, quando foi anunciado o nome de Teresa Cativo para a assumir a Secretaria Especial de Proteção Social. A pasta havia sido deixada por Coutinho para comandar a campanha da frente que comandou a campanha contra a criação do Estado de Carajás, mas com a possibilidade de retornar após o plebiscito que ocorreu em dezembro. Depois da votação, contudo, o deputado federal optou por não retornar ao cargo já que teria que deixá-lo no início de junho por exigência da lei eleitoral.

Com a posição do PSDB consolidada, o partido do governador vai trabalhar agora para tentar reduzir o número de candidatos dentro da base aliada que, além de Coutinho, já tem pelo menos outros dois pré-candidatos fortes: José Priante, do PMDB, e Arnaldo Jordy, do PPS. (Diário do Pará)