O EU PROFESSOR EM MIM

RabiscorJan 24, 2012 10:40 AM
Amigo não gostei da sua frase final, quer dizer que vc subjulga o intelecto dos outros, é isso? porque é isso que dá para entender, quem faz direito, medicina e outros cursos de gente mais abastada é "gente" e os outros não? poxa... essa sua visão muito me entristece. Quando na década de 80 cheguei em Santa Izabel esta cidade era apenas um local onde se passava as férias, agora depois de voltar de Portugal vejo um grande "avanço" nas perspectivas cosmopolitas por aqui. Resolvi ficar, mas pelo que vejo a mentalidade que permeia a cidade não mudou muito. triste...

COMENTÁRIO DO BLOG

Caro Rabiscor, e Portugal, tudo bem?

Caro amigo, sou um homem que tem um olhar político da realidade, este blog se propõe político, e digo isso para você entender que a frase que contestas é uma frase política, para análise política e crítica da situação do professor, não quero nem que você envolva as outras áreas que citas, o elemento antitético que proponho claramente é o professor, neste sentido não quero levantar polêmica alguma, porque não é algo polêmico o que critico, é um fato facilmente constatado.

Quantos professores ocupam cadeira no congresso nacional e quantos congressitas são formados em direito?

Quem ocupa os espaços de poder do Estado professores ou juristas?

Caro Rabiscor não escrevo esse blog para ser gentil ou agradável, faço-o para expor o que penso sem demagogia, por isso lhe digo que professor só é importante em discurso oficial e politicamente correto, cito-lhe exemplos, que vivi na pele.

Tivemos a maior dificuldade do mundo, na verdade uma dificuldade invencível para ter o professor Franciel como nosso candidato a prefeito, não conseguimos em ultima ratio,  porque o Franciel era professor. Paralelo a isto veja o exemplo do dr. Alves que nunca participou da vida do partido, como o Franciel por exemplo que chegou a presidi-lo, lançou seu nome no PT e se não fosse por falhas na estratégia seria o candidato do partido. Neste sentido Rabiscor quem foi mais gente para você?

Caro amigo, no início deste processo eleitoral lancei meu nome como pré-candidato a prefeito do PPS, só eu sei o descaso que foi dado a mesma. Será que quando eu fizer isso de novo e for advogado, não mais professor, o tratamento será o mesmo? Para o Cadinho não foi.

Caro Rabiscor, entendi sua preocupação com a frase e concordo com sua visão, entrementes, o sentido da frase não é tão superficial, tão vil e ridículo como o seu olhar estrangeiro e intelectual observa, tem um cunho emocional, de frustrações pessoais.

Quantas vezes na sua vida você viu os profissionais da área jurídica fazer greve? Só eu já fiz sete.

Quantas vezes você ouviu falar que atrasou o salário, do juiz, do desembargador, do promotor de justiça? Só comigo isso já aconteceu 4 vezes, algumas eu nem recebi.

Rabiscor querrido, não tem nada a ver com dinheiro como sugeres, muito menos com intelecto, tem a ver com respeito, com dignidade. Eu adoro minha profissão, faço-a com gosto, sou feliz por ser professor, mas isso não pode criar uma venda em meus olhos que não me permita ver criticamente a situação de desrespeito e de descaso em que vive o professor brasileiro hoje.

Já disse isso aqui no blog, em qualquer pesquisa que se faça com a categoria, a maioria quer mudar de área por estas razões que aponto. É preciso o MEC fazer propaganda para que as pessoas façam curso de licenciatura.

Caro amigo, diante do exposto, pergunto-lhe, sem hipocresia, quem é mais gente?

P.S.: Não concordo quando você diz que a nossa mentalidade não mudou enquanto izabeleses, mudou sim, creio que a sua é que não tenha mudado, continua interpretando a realidade com a mentalidade do passado apegado a sensações superficiais.