TERMINATUM EST

Como o leitor deste blog sabe, estou trabalhando em minha casa como pedreiro e carpinteiro. Concluí o grosso do serviço de alvenaria e carpintaria, o resultado?

Bom, o resultado só vendo para crer. Fiz muita coisa, sentei porta e janelas, fiz o acabamento, sentei as pedras, sentei o assoalho, estou fazendo um mega palet, entre outros serviços.

Cheguei a algumas conclusões. O serviço de pedreiro é muito pesado, adoeci agora no final; porém é muito prazeroso, principalmente quando se trabalho para si mesmo. Consegui atingi resultados que outro pedreiro não conseguiria, não por isso nem por aquilo, simplesmente porque tive a paciência e a cautela necessária ao serviço que em geral os pedreiros não têm, como na porta do banheiro que o pedreiro sentou e não fecha direito, nem após ter pasado a plaina, bem diferente da que eu sentei que fecha ao vento.

A sensação que mais gostei desta experiência foi o poder de transformar a realidade, você pega a realidade de um jeito, em geral é uma realidade ruim e por isso se vai interferir nela e ao final você tem uma realidade transformada pelas suas próprias mãos. Gostei muito da reforma que fizemos aqui em casa, se toda ela tivesse sido feita por uma terceira pessoa, ficaria bom do mesmo jeito, porém quando é você memso que faz, a relação com o resultado final da interferência no real tem um sentido diferente, a relação entre você e o resultado é algo quase que metafísico, o olhar e o sentimento sobre o real e quase de sublimação.

Agora que sei que sou capaz, já estou pensando em novas empreitadas, estou querendo iniciar a conclusão de um banheiro da casa que está todo cru ainda, sem louça, sem lajota, está só no reboco.

O grande segredo é não ter medo de tentar, pois o homem possuiuma sebedoria infinita e é capaz de aprender qualquer coisa, sempre acreditei nisso, agora acredito ainda mais.