UFPA

Saiu ontem o resultado da UFPa fiquei muito feliz por todos que passaram em especial pela Mairã Soares. O leitor deste blog a conhece, pois já fiz algumas postagens sobre ela aqui, em 2010 ela ganhou um concurso nacional de redação.

A Mairã sempre estudou em escola pública, quando ela terminou o 2º ano ofereci a ela uma bolsa de estudos no Conexão para fazer o convênio, em princípio ela negou-se, disse-me que passaria em Direito na federal sendo estudante de escola pública, apesar de ter apenas16 anos, ela tem uma fasta história em movimentos sociais ligados ao meio-ambiente. Um dos argumentos que lela utilizou foi: se ela lutava por uma educação pública e de qualidade, como ela poderia estudar em escola particular?

Deu-me muito trabalho convencer a Mairã de que devemos ter ideologia, mas ela não deve servir para nos podar as oportunidades que a vida nos dá. Conversamos muito e ela acabou aceitando a bolsa.

Ao sair o resultado ela ligou-me para dizer que havia passado em Direito para a federal do Guamá. É uma conquista colossal, não é fácil tirar vaga dos caras do Universo, Nazaré e congêneres sendo aluno de escola pública.

A vitória de Mairã é digna de nota, sinto-me feliz por tê-la ajudado a escrever um importante capítulo de sua vida.

Vários fatores influenciaram para esta conquista, o CEAL onde ela fez 1º e 2º anos, o Conexão que a deu os últimos retoques em sua dilapidação acadêmica, segundo ela, eu, porém o principal fator foi a própria Mairã, desde a primeira aula que dei a ela, percebi que ela era acima da média, bem acima aliás (em verdade talvez essa seja a coisa que eu mais saiba fazer em minha vida, é aquilo em que me considero um bom especialista, reconhecer um talento acadêmico em um jovem, foi assim com Mairã). Dá-me muitas vezes tristeza ver tanto menino bom sem uma oportunidade, sempre que posso remedio, mas é insiginificante o que consigo diante da quantidade de alunos bons que sempre tenho.

Desejo toda felicidade a Mairã e a nova vida que se desabroxa diante de dela.


PARABÉNS, FUTURA Dr. MAIRÃ!