Eleições em Belém e a base aliada de JATENE.

 

Zenaldo
Hoje, os jornais anunciam, que o Diretório Municipal do PSDB deliberou pela candidatura do deputado federal Zenaldo Coutinho à prefeitura de Belém. Esta confirmação já era esperada, desde que o deputado não voltou à assumir a Casa Civil no mês de dezembro, após o plebiscito. Quando Zenaldo não voltou  a Casa Civil, ficou claro que o PSDB tinha consolidado a ideia de lança-lo candidato a prefeitura de Belém. 

Jordy
A candidatura de Zenaldo Coutinho é mais uma da base do governador, que já conta com a candidatura de Arnaldo Jordy (PPS), Priante  (PMDB), Cássio Andrade (PSB), Almir Gabriel ????(PTB) e, agora fala-se de uma candidatura do PR. É muito candidatura para um governador só.

Tomei conhecimento que o governador Jatene, teria declarado que vai apoiar quem estiver na frente. Esta sua fala, indica que ele vai mandar fazer pesquisa de opinião. Quando ???? No primeiro turno ???  Antes das convenções municipais ?????.... O governador tem uma base parlamentar ampla, e pode optar por posicionar-se só no segundo turno. 

Priante
A candidatura de Almir Gabriel, ainda não foi confirmada pelo PTB, caso se consolide, a candidatura do ex-governador irá  disputar voto no mesmo campo da candidatura Zenaldo Coutinho e Arnaldo Jordy. 

No jornal Diário do Pará de hoje (26), há uma noticia, que a conversa entre o governador Simão Jatene e o prefeito Duciomar Costa, sobre os projetos para o trânsito para Belém, não foi amigável. Especula-se no meio politico, que a candidatura de Almir Gabriel seria uma forma de força o diálogo entre Duciomar e Jatene. A "candidatura" de Almir Gabriel seria o "para pra acertar". 

Do que eu sei, a preocupação do prefeito Duciomar, é baixar sua rejeição. Fala-se que ele quer acertar 2014, e ventila uma candidatura dele (Dudu) para o senado, com o apoio de Jatene, como foi a sua candidatura em 2002, com o apoio do então governador Almir Gabriel e do candidato ao governo Simão Jatene, seu companheiro de chapa.

A candidatura de senado em 2014, só oferece uma vaga, e o governador terá que pensar muito, pois esta vaga, em tese, é a releição do senador Mário Couto, de seu partido (PSDB), mas o governador terá  que ter muito fôlego politico para impor aos seus aliados, uma candidatura de governo e senado aos seus aliados.

O governador não oferecerá a vaga de senador, em uma composição com o PMDB ??? O PMDB fará aliança com o governador e não irá pleitear a vaga ao senado? O governador tentará consolidar a aliança com o PMDB, agora reforçado com a posse no senado de Jader Barbalho, oferecendo a vice ao PMDB ?? Ou seja, se não oferecer o senado ou a vice, o PSDB terá dificuldade de manter esta aliança. E se oferecer a vice ao PMDB, como fica a aliança do PSDB com o PPS (que hoje é vice de Jatene)??? 

Cássio Andrade
Todas estas respostas serão dada, pós eleições de 2012. Se o PMDB ganhar mais prefeituras do que possui hoje, terá mais cacife nas eleições em 2014.

O que eu quero chamar atenção é que a situação do governador para as alianças de 2014 não esta tranquila. Em relação a prefeitura de Belém, podemos dizer, que hoje o governador conta com três candidatos fieis ( Jordy, Zenaldo e Cássio Andrade). Uma candidatura de Almir Gabriel, mesmo sendo PTB, não pode ser considerado uma candidatura fiel à Simão Jatene.

Quando iniciamos 2011, havia a possibilidade da candidatura de Jordy a prefeito de Belém, ser a única candidatura de Jatene. Ao longo do ano esta possibilidade se esvaiu. Provavelmente o governador Jatene não terá um só candidato à prefeitura de Belém, no primeiro turno e provavelmente aposta em Zenaldo, Jordy e Priante para passar para o segundo turno. O problema do governador irá se agravar se houver um segundo turno entre Almir e Edmilson (nada improvável). 

Especulou-se um cenário politico, o que o governador iria apoiar Priante e o PSDB não lançaria candidato e em compensação o PMDB apoiaria a candidatura do PSDB em Santarém, provavelmente Lira Maia, e não lançaria candidatura em Ananindeua, ou seja, trocaria Santarém e Ananindeua por Belém. Com o anuncio da candidatura do Zenaldo para a prefeitura de Belém, me parece que esta possibilidade foi sepultada.

A grande dúvida para as eleições 2012 em Belém, é se a candidatura Almir Gabriel "vinga", ela poderá desestabilizar duas outras candidaturas, a de Jordy e a de Zenaldo.  

Com a palavra o senhor prefeito de Belém
 
Blog da Edilza